Como ser feliz

Desde o dia do nascimento até o último suspiro, o ser humano nunca se cansa de buscar a felicidade. Todas as pessoas desejam ser mais alegres e felizes. Ter uma vida feliz significa ter uma vida onde, os momentos alegres, são muito superiores aos momentos tristes. Partindo desse ponto de vista já podemos concluir que, se quisermos ter uma vida feliz temos que eliminar, ao máximo, tudo aquilo que nos causa tristeza.

Vamos refletir um pouco sobre o que nos deixa tristes. É claro! Isso é uma coisa muito particular. Cada pessoa tem os seus sonhos, problemas e desafios. Vamos relacionar aqui alguns pontos muito comuns que podem levar uma pessoa a infelicidade. A não aceitação do próprio corpo, não conseguir concluir tudo aquilo que começa, a insatisfação no emprego, receber um salário baixo, ter um relacionamento complicado, ficar se lamentando pelo fim de um relacionamento, não ter domínio próprio, não ter amigos, não ter paz na família, não ter um amor, não ter saúde, falta de esperança, pensamentos negativos, hábitos negativos, e tantas outras possibilidades.

Quando nós abandonamos um relacionamento que só nos deixa para baixo, vencemos um vicio, superamos uma depressão, mudamos de emprego, conseguimos um aumento de salário, concluímos aquele curso, fazemos uma nova amizade ou conquistamos um novo amor nós fechamos as janelas para a tristeza e abrimos as portas para a alegria. Entretanto, nada disso acontece por acaso. Para que as coisas possam acontecer nas nossas vidas, nós temos que pensar positivo e ter atitudes positivas. Nada cai do céu. Todos os dias nós temos que levantar da cama, arregaçar as mangas e ir à luta. Nós temos que correr atrás da realização dos nossos sonhos e da nossa felicidade.

Para eu ter um relacionamento mais feliz, é necessário que eu me decida não querer mais ficar sofrendo num relacionamento que só me coloca para baixo, me desvaloriza e me deixa triste. Para eu ganhar um salário maior, eu preciso trabalhar mais ou estudar e me capacitar para arrumar outro emprego onde eu ganhe mais. Para eu vencer a depressão, eu não posso gostar da depressão. Eu preciso querer derrotar a depressão. Quando abandonamos um vicio, nós ficamos felizes porque nós desenvolvemos o domínio próprio. É isso! Se, de fato, quisermos ser alegres e mais felizes, nós temos que pensar sempre positivo e ter atitudes positivas.

Nas nossas vidas, nós podemos sim, fazer muitas coisas para termos mais alegria. Diversas coisas realmente dependem da nossa vontade e atitude. Entretanto, existem acontecimentos que nós não podemos controlar. Há momentos em que ficamos tristes e não sabemos qual é a razão para tal situação. Existem outros momentos que ficamos tristes por causa de diversos tipos de eventos naturais ou não. Acontecimentos esses que afetam a nossa vida de tal maneira que acabamos sem sabedoria ou sem forças para mudar a situação. É como diz a Palavra de Deus, nessa vida há um tempo para tudo:

Há tempo de ficar triste, e tempo de se alegrar. Eclesiastes 3:4

De fato, nós podemos sim, fazer muitas coisas para termos uma vida mais feliz, mas agora eu vou pedir licença para você, e vou te apresentar outra maneira que você pode usar para fazer a sua vida ficar mais alegre e mais feliz. Para começar eu gostaria que você atentasse para essa linda palavra do nosso Senhor Jesus:

Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10

O nosso Senhor Jesus veio ao mundo para nos trazer uma vida abundante de saúde, amor, alegria, liberdade, virtudes, realizações, espiritualidade e todos os tipos de bens materiais e imateriais. Nós realmente podemos intervir em qualquer área das nossas vidas para fazer com que ela seja mais alegre e mais feliz. Entretanto, nada pode se comparar com a felicidade que o nosso Deus pode colocar nas nossas vidas. Se tivermos a sabedoria para deixar que Ele comande toda nossa existência, nós teremos o prazer de experimentar, não o que nós sonhamos de melhor, mas sim, as maravilhas que o nosso Deus já reservou para nós. É como diz essas maravilhosas palavras do nosso Deus:

Que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! Efésios 3:20

Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. Salmos 37:4 e 5

Quando nós acompanhamos um grande evento esportivo nós nos alegramos com as conquistas dos nossos atletas. A vitória de quem representa o nosso país faz nascer em nós, um enorme orgulho e contentamento. Isso nos deixa muito felizes e renova em nós, a nossa esperança e força para que possamos também, lutar e vencer, todos os obstáculos e desafios que a vida nos apresenta. Se essas conquistas humanas já nos dão tantas alegrias e otimismo, imagina então o que a alegria e a força do nosso Deus pode fazer por nós. A palavra de Deus nos ensina:

Alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o SENHOR tem feito! Salmos 32:11

Muitas vezes eu me perguntei: como que eu posso estar triste, passando por graves problemas e ainda me alegrar em Deus? Quando eu ouvia alguém dizer que eu deveria me alegrar em Deus, eu não entendia como isso era possível. Será que eu deveria me conformar com o problema? Será que eu deveria agradecer a Deus por tudo que estava acontecendo na minha vida? Enfim! Eram muitas perguntas e poucas respostas.

Aos poucos, o Espírito Santo de Deus foi me revelando que, independente do problema que eu estivesse passando, eu deveria me alegrar em Deus, e nos feitos dele porque o Deus Altíssimo é muito mais forte e poderoso do que qualquer problema ou dificuldade que eu pudesse estar vivendo. É exatamente isso o que diz essa maravilhosa palavra do nosso Deus:

Alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o SENHOR tem feito! Salmos 32:11

Nós devemos sempre nos alegrar nos feitos, na tremenda força, e no infinito poder do nosso Deus. E como funciona esse processo? É muito simples. Nós entramos em contato com a palavra de Deus e ficamos sabendo o que o Senhor tem feito. As realizações do nosso Deus são atemporais. Elas ultrapassam todo tempo e espaço. Elas foram poderosas ontem, continuam poderosas hoje, e serão poderosas eternamente. É a tremenda força e o infinito poder do nosso Deus quem tem o poder para alegrar a nossa vida e afastar toda tristeza.

E o que o senhor tem feito?  Para nós sabermos o que o nosso Deus Todo Poderoso tem feito, nós temos que ler ou ouvir a bíblia. Quando entramos em contato com a palavra de Deus, nós tomamos conhecimento dos grandes e maravilhoso feitos que o nosso Deus realizou no passado. Feitos maravilhosos como:

A linda amizade que o nosso Deus desenvolveu com Abraão, o pai da fé. Como o nosso Deus conduziu a vida de José do Egito exaltando ele, da condição de escravo, para a condição de principal governante do Egito. Como o nosso Deus, milagrosamente, libertou o povo de Israel da escravidão no Egito. Como Ele abriu o mar para que o povo chegasse à liberdade. Tudo o que fez o Profeta Elias, um homem cheio de fé, unção e do poder do nosso Deus. A gloriosa vida do Rei Davi. Veja a incrível vitória do rei Davi sobre o gigante Golias. Podemos acompanhar no livro de Daniel o espetacular e maravilhoso livramento que o nosso Deus deu aos três rapazes da fornalha de fogo. E também o impressionante livramento do nosso Deus quando ele preservou Daniel da fúria dos leões. Podemos ver ainda nos evangelhos de Lucas e João, o maravilhoso relato da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo. A impressionante ressurreição de Lázaro. Se Deus tem o poder para levantar um morto de quatro dias, imagina o que Ele pode fazer por nós, e por nossas vidas. Podemos ler e meditar na impressionante e divina ressurreição do nosso Senhor Jesus. Podemos nos alegrar, e muito, com o glorioso triunfo que o nosso Deus teve sobre a morte.

Esses são alguns dos feitos do passado. Para você saber o que o nosso Deus tem feito nos dias de hoje preste atenção nos testemunhos das pessoas que entregaram a vida delas para Jesus. Veja o que elas falam sobre a vida antiga e sobre a vida nova com Jesus. 

Tenho certeza absoluta que, se você entrar em contato com as maravilhosas realizações do nosso Deus Todo Poderoso, não haverá como você não se alegrar com Ele. Se você quiser ser alegre de verdade medite ou leia as passagens bíblicas que relatam os feitos maravilhosos do nosso Deus. Quando você estiver em contato com o Espírito Santo de Deus você verá que a alegria dEle, vai inundar o seu coração, e toda sua vida. Quando isso acontecer, ali já não haverá mais espaço para dor, sofrimento e nem tristeza.

Um forte abraço, e fique na paz e na alegria do nosso Deus todo poderoso.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: