Mensagem de força

Antes de começar esse texto, vamos ler com muita atenção a passagem bíblica que vai ser a base dessa nossa mensagem de hoje:

Então o Anjo do SENHOR veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem. Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: —Você é corajoso, e o SENHOR está com você! Gideão respondeu: —Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá. Gideão respondeu: — Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Mas o SENHOR disse: —Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem. Juízes 6: 11 a 16

Na época de Gideão a situação do povo de Israel era de muita angústia e humilhação. Eles sofriam bastante por causa dos constantes ataques dos povos vizinhos que, frequentemente, os saqueavam e acabavam por levar tudo àquilo que eles produziam.  

A pessoa que está passando por uma situação de grande sofrimento e humilhação, assim como aquela que Gideão, e todo o povo de Israel estava passando, pode apresentar um grande abatimento moral e espiritual. Quadro esse que geralmente vem acompanhado de falta de fé, de confiança em Deus e autoestima baixa. Era exatamente isso que estava acontecendo com Gideão. Quando da primeira aparição do Anjo do Senhor. Nessa ocasião, ele logo colocou em dúvida a presença, ou não, do Deus de Israel junto ao seu povo. E ele ainda fez mais, ele se mostrou muito incrédulo quando o Senhor o encorajou a reagir, e a se colocar a disposição para lutar pela libertação do povo que estava levando uma vida repleta de humilhações e sofrimentos. Essas foram as palavras de Gideão:

Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. – Juízes 6:15

Claramente podemos observar o abatimento físico e espiritual de Gideão, podemos notar ainda que o coração dele estava completamente dominado pela desconfiança e pela incredulidade. Quantos de nós já não passamos por situações parecidas? Quem nunca se deixou abater diante de uma grande dificuldade? Quem nunca viu o seu ânimo descer ladeira abaixo e levar junto com ele a sua fé e a sua confiança em Deus? Todos nós estamos sujeitos a passar por desvalorização, exploração, humilhações e injustiças de todos os tipos. Isso pode acontecer no nosso trabalho, na escola, na rua, na igreja, em casa… Enfim! Isso pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, e a qualquer tempo.

Muitas pessoas atualmente estão sofrendo caladas e, lá no seu intimo, elas diariamente se perguntam: Até quando eu terei que aguentar todo esse sofrimento? Até quando eu vou levar essa vida derrotada? A nossa fraqueza é muito grande. Essa nossa condição humana é bastante rica em limitações. O negócio é tão complicado que, mesmo quando clamamos a Deus, e pedimos a ajuda dele, e Ele envia para as nossas vidas a presença gloriosa do Espírito Santo dEle, para nos orientar, inspirar ou instruir, nós, erradamente, nos deixamos dominar pela dúvida, e também por diversos sentimentos negativos como: falta de fé, incapacidade, medo, desconfiança, prostração e falta de força para lutar e vencer.

Se não houver nenhum tipo de atitude da nossa parte, no sentido de promover alguma mudança, esse tipo de situação tem tudo para permanecer assim por muito tempo. Se quisermos ver alguma mudança em nossas vidas devemos confiar em Deus, e pedir para que Ele, em o nome do Senhor Jesus, derrame sobre a nossa vida muita sabedoria e energia para que possamos, com a força e poder dEle, reagir e encontrar soluções para mudar esse tipo de situação.

Embora Gideão tenha se mostrado negativo e desconfiado no começo, ele resistiu aquele pessimismo inicial e resolveu no seu coração não aceitar mais aquela situação humilhante. Ele resolveu lutar contra tudo aquilo que colocava ele para baixo. Ele se decidiu a lutar contra toda àquela situação que humilhava ele, a sua família e todo seu povo. E em nossas vidas? E o que nós podemos fazer para mudar esse tipo de situação? Vamos ler novamente um pequeno trecho dessa palavra de Deus que estamos acompanhando:

Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: —Você é corajoso, e o SENHOR está com você! Gideão respondeu: — Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. Juízes 6:12e13

Podemos ver que, diante da saudação do Anjo de Deus, primeiramente, Gideão contestou as palavras enviadas pelo Senhor. Embora Gideão estivesse muito decepcionado e muito desconfiado de tudo e de todos, Isso que ele fez não é correto. Quando estamos muito angustiados por causa de algum problema, a melhor coisa que podemos fazer é nos revoltar contra a situação, e não contra o nosso Deus. Jamais devemos nos esquecer de que o nosso Deus não tem parte com o mal. Todo mal nasce, e se desenvolve, no coração do diabo, e não no coração do nosso Deus. Devemos nos revoltar sim, contra tudo aquilo que vem das forças do mal, e não contra o nosso Deus que faz de tudo para nos ver plenamente realizados e felizes.

Como o nosso Deus é um Deus vivo, presente, piedoso e libertador. Ele atendeu os anseios de Gideão, e o inspirou e colocou no coração dele tudo que ele tinha que fazer para sair daquela situação. No fundo Gideão desconfiava das palavras, e dos meios do Senhor, mas o Senhor foi piedoso, e foi abrindo as portas, dando sabedoria, e mostrando os caminhos que ele tinha que percorrer para poder dar a vitória para Gideão. Vitória essa que, de fato aconteceu, e de maneira totalmente surpreendente: repleta da sabedoria, da força e do poder do nosso Deus.

A mesma coisa Ele faz com todos nós. O nosso Deus está vendo todo o nosso sofrimento, angústia e luta. O Altíssimo tem nos acompanhado, e Ele está vendo o que temos sofrido por querer andar nos caminhos dEle. Por isso ele diz para cada um de nós:

Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá. – Juízes 6:14

Essas poderosas palavras que o nosso Deus enviou para Gideão, hoje Ele também envia para as nossas vidas. Observem bem que o Senhor não falou assim: Vai meu filho! Eu vou ver se eu vou te dar a minha força. Não. Nada disso! O Senhor disse: Vá com toda sua força! Quando o Senhor disse isso para Gideão ele acrescentou infinitamente muita mais força a pequena força natural que Gideão já possuía.

Era como se o nosso Deus estivesse dizendo para Gideão, e também para todos nós, palavras semelhantes a essas:

Meu amado, minha amada, Não tenha medo!  Confie em mim. Eu coloquei a minha força em você. Creia! Levante-se e vá em frente! Vá à luta por que Eu estou contigo, e com você, vai a minha sabedoria, a minha presença, força e poder. Não confie em você mesmo. Não confie em si mesma. Não confie nos homens. Não confie nas coisas do mundo. Confie somente em mim. Ouça o que eu falo no seu coração. Abandone os seus pecados. Obedeça aos meus mandamentos. Fique atento para o que eu vou inspirar na sua mente e coração. Esqueça tudo aquilo que você é, conhece, ou sente. Lembre-se que quem está te enviando sou Eu. Jamais se esqueça de que, a minha presença e o meu Espírito estão sobre a sua vida. Por isso, vá em frente! Enfrente! Confie em mim. Não tenha medo!

Meu filho querido, minha filha querida, A fé sem as obras é nula. Creia sim na minha força e no meu poder! Mas levante-se para a batalha. Faça a sua parte. Coloque-se de pé com muita fé e confiança. A minha parte eu já fiz. Eu te dei da minha força, sabedoria e poder. Agora é com você: Coragem! Não tenha medo! Tome posse da sua vitória já! Siga em frente agora rumo a sua liberdade física, emocional, sentimental e financeira. Esqueça esse negócio de fraqueza e de incapacidade. Isso é coisa do passado. Isso é coisa de gente derrotada. O Senhor já te capacitou. O Senhor já te deu da força e do poder dEle. O senhor já te deu a vitória! Tome posse dela.

E, para finalizar, jamais se esqueça: não é a sua pequena força ou poder que podem fazer alguma coisa, e sim, a força e poder que procedem do coração do nosso Deus. Quando você sentir que está sem forças, peça para que Deus, em o nome do Senhor Jesus, recarregue poderosamente todo seu espirito e vida. Por isso é muito importante que jamais nos esqueçamos destas duas maravilhosas palavras do nosso Deus:

Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. – Efésios 6:10

Sem mim vocês não podem fazer nada. João 15:5

Um forte abraço, e fique na força e no poder do nosso Deus.

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: