Como sair da crise

como-sair-da-crise-imagem-1

Quando algum país, cidade, empresa, casamento, relacionamento ou pessoa está em crise não há alegria, paz, harmonia, prosperidade ou esperança. Na crise só existem dúvidas, pessimismo, conflitos, tristeza, dores, falta de esperança e depressão. Quando falamos em depressão, logo associamos tal situação com uma fase muito difícil ou como estar em um buraco sem saída. Na Palavra de Deus, quando pensamos em buraco, logo nos vem à mente a incrível história de Daniel. Nessa mensagem de hoje vamos nos concentrar exatamente no dia em que Daniel teve que passar por uma crise gravíssima. Esse relato bíblico encontra-se no Livro de Daniel capítulo 6: 14 a 28.

Por causa de perseguições Daniel acabou sendo injustamente jogado em uma cova. Uma cova é um buraco profundo escavado no chão. Ser colocado em um buraco sem saída já é uma coisa terrível, imagina então ser colocado em uma cova com leões ferozes? Pois é! Foi exatamente esse tipo de situação que Daniel teve que enfrentar. Vamos aprender com esse grande homem de Deus, o que eu e você, devemos fazer para sair do buraco, da depressão ou de qualquer outro tipo de crise que venha a cair sobre qualquer área das nossas vidas.

Curso de Bacharel em Teologia a Distância * Saiba Mais Aqui

Daniel foi colocado num buraco junto com leões ferozes. Ele estava em uma cova onde a única saída possível tinha sido tampada por uma enorme pedra. Em uma fala mais atual podemos dizer que Daniel estava em um buraco sem saída. Quantos de nós já não vivemos a mesma coisa no passado, ou estamos vivendo ainda hoje, crises diversas onde o inimigo insiste em fechar os nossos caminhos e bombardear os nossos corações com pensamentos e sentimentos de desânimo e derrota.

Vamos aprender com o abençoado Daniel o que nós temos que fazer para sair da crise, sair do buraco, sair do desemprego, sair do desânimo, sair da falta de esperança ou da depressão. Podemos observar pela Palavra de Deus que, quando Daniel foi jogado na cova, ele não murmurou e nem reclamou. Daniel se mostrou sereno, pois ele sabia que o Deus em quem ele confiava haveria de livrá-lo de todos os seus inimigos. Daniel não entrou em pânico, não se desesperou ou desanimou. Ele simplesmente silenciou o seu coração e mente, e confiou as suas atitudes e vida nas mãos do poderoso Deus de Israel.

A palavra de Deus nos revela que o Senhor enviou para aquela cova um anjo que tampou a boca das feras e assim Daniel foi preservado de ser atacado e destruído pelos leões. Quando nós andamos nos caminhos do Senhor e nos abandonamos totalmente nas mãos do Altíssimo, Ele faz a mesma coisa conosco. A palavra de Deus nos revela no salmo 34:7 que o Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo. E no salmo 91 a promessa é confirmada:

Você fez do SENHOR Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa. Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas. Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador. ” Salmos 91:9 a 16

Essa maravilhosa fé e comportamento que foram demonstradas por Daniel são as mesmas que nós devemos ter em toda nossa vida, e principalmente quando as coisas se mostrarem muito complicadas e sem saída. Diante de qualquer tipo de crise, assim como fez o jovem Daniel, nós também devemos procurar a ajuda do Senhor e confiar que, no momento certo, o nosso Deus Todo Poderoso, vai de forma extraordinária nos dar uma saída, inspiração, livramento ou libertação. Deus é fiel! Assim como aconteceu com Daniel, a nossa fé no nosso Deus Pai, no Senhor Jesus e no Espírito Santo de Deus jamais será desapontada.

Se andarmos nos caminhos do Senhor e tivermos fé e confiança na tremenda força e poderoso poder Dele, todos os nossos pensamentos e ações serão dirigidos pelo Espirito Santo de Deus. É isso que vai fazer, assim como aconteceu com Daniel, com que o Senhor nos livre das adversidades, perseguições, injustiças, crises, depressões, buracos e de todos os tipos, quantidades e qualidades de feras que estão cercando as nossas vidas só esperando uma chance para nos atacar e destruir.

Não importa em qual área das nossas vidas a crise venha a se abater, diante de qualquer tipo de problema, situação difícil ou depressão o procedimento que devemos ter é o mesmo. Primeiramente, com muita fé, confiança e perseverança, devemos nos colocar em oração e, em o nome do Senhor Jesus, devemos pedir a ajuda do nosso Deus. Quando fazemos isso já não importa mais o tamanho da crise, da depressão, da fera, largura, comprimento e nem a profundidade do buraco porque, assim como aconteceu com Daniel, o nosso Deus Todo Poderoso vai, do jeito, e no tempo dEle, nos proteger dos ataques das forças do mal e vai nos honrar diante dos nossos inimigos.

Um forte abraço e fique na paz do nosso Amado Senhor Jesus.

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Como Vencer a Crise II

Como Vencer a Crise III 

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: