* Como ler a bíblia para entender melhor

Como ler a bíblia para entender melhor

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmos 119:105.

Como ler a bíblia e entender melhor? Como acabamos de ver no Salmo 119, a Bíblia Sagrada é a Poderosa Palavra de Deus que ilumina os nossos caminhos e vidas. Para ler e entender a Bíblia com mais facilidade é necessário observar alguns pontos fundamentais.

Vamos relacionar logo abaixo algumas dicas que, quando colocadas em prática, podem nos ajudar a ter uma melhor compreensão da leitura da Bíblia.  

 

Dica 1 – Não tente ler e entender a Bíblia quando você estiver cansado ou com sono

Procure ler a Bíblia quando você acabar de acordar. O sono é um dos grandes inimigos da leitura da Bíblia. Quando estamos mais descansados absorvemos mais as informações e podemos compreender melhor tudo que lemos.

Mas se você tem maior disposição em outro horário do dia, então leia a Bíblia nesse horário. É muito mais proveitoso você ler e interpretar a Palavra de Deus, em vinte minutos com excelente disposição, do que em duas horas de leitura sem muita concentração.

 

Como ler a bíblia para entender melhor

 

Dica 2 – Antes de começara a ler a Bíblia ore a Deus e peça para Ele te dar disposição, entendimento e melhor compreensão da leitura da Bíblia.

Sempre que você for ler a Bíblia, ore a Deus e, em o nome do Senhor Jesus, peça para Ele enviar para a sua vida o Espirito Santo dEle para que Ele, o Espirito de Deus, abra a sua mente e o seu entendimento para que você possa ler, e entender melhor, toda riqueza, Sabedoria e Salvação que há nas Sagradas Escrituras.

 

Dica 3 – Faça da leitura da Bíblia Sagrada um hábito.

Para você ler e entender mais sobre a Bíblia, você precisa se aprofundar na leitura dos textos bíblicos. Para isso, você precisa ter dedicação, disciplina e multa perseverança. Faça a leitura da Bíblia todos os dias.  Vai ter aquele dia em que você vai conseguir ler um capítulo inteiro.

Outro dia você só vai conseguir ler algumas páginas. Vá com calma. O importante é você ler a Bíblia todos os dias.  Quanto mais você perseverar na leitura da Bíblia, mais sabedoria e conhecimento espiritual você terá. Faça um planejamento para você ler e entender a Bíblia. Uma excelente maneira de você fazer isso, é se programar e ter como objetivo, fazer a leitura da Bíblia toda, em um ano.

 

Como ler a bíblia para entender melhor

 

Dica 4 – Procure a melhor Bíblia para a sua leitura.

Existem diversas versões da Bíblia Sagrada. Uma coisa que pode te ajudar nessa sua jornada de ler e entender a Bíblia com mais facilidade, é você ler uma Bíblia que seja ilustrada ou que possua comentários.

Esse tipo de material é muito bom para começar a se aprofundar no conhecimento e compreensão da Grande Sabedoria que há na Bíblia Sagrada e na Palavra de Deus.

 

Dica 5 – Enquanto você estiver lendo a Bíblia, procure fazer anotações.

Uma excelente técnica para melhorar a sua leitura e compreensão da Bíblia Sagrada, é você fazer anotações dos pontos que mais despertam a sua atenção. Isso vai tornar a sua leitura mais ativa, e vai melhora muito a sua concentração na leitura da Bíblia. Sem contar que, essa técnica também vai te ajudar a memorizar os seus versículos bíblicos preferidos.

 

 

Dica 6 – Depois da leitura da Bíblia, faça uma breve meditação da Palavra de Deus.

Depois de ler a Bíblia Sagrada procure desenvolver o importante hábito de fazer uma breve meditação sobre o que você acabou de ler. Se tiver dúvidas sobre algum ponto, volte lá no texto bíblico e releia novamente a passagem.

 

Dica 7 – Nunca leia a Bíblia sem um dicionário por perto. 

Uma das coisas que mais impedem alguém de ler e compreender melhor a Bíblia é a presença de muitas palavras que não são comuns no nosso dia a dia. Muitas palavras usadas em algumas versões bíblicas são palavras que não são de compreensão imediata.

A grande dica é a seguinte. Leu alguma palavra na bíblia que você não entendeu: abra o dicionário e veja o significado da palavra. Fazendo isso, você vai compreender melhor os mistérios e toda sabedoria da Sagrada escritura. No começo isso vai tomar um pouco o seu tempo, mas depois isso vai fazer a sua leitura da Bíblia ser muito mais rápida e produtiva.

Essas dicas são uma pequena amostra do que você pode aprender no Curso como Ler e Entender a Biblia em apenas 5 dias. Para saber mais acesse:  Como Ler e Entender a Bíblia com mais facilidade

 

como-ler-e-entender-a-biblia

 

Um forte abraço para você e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: