Você e o Dinheiro     

você-e-o-dinheiro-imagem 1

Nessa mensagem de hoje, vamos falar sobre o dinheiro. Esse tipo de assunto sempre causa divergências, mas como ele é importante para as nossas vidas, devemos aprender a lidar bem com ele. Vamos ver na Palavra de Deus um acontecimento bastante revelador que envolve uma pessoa muito conhecida. Essa pessoa nos mostra com muita clareza, como nós podemos usar o nosso dinheiro com domínio próprio, sabedoria e amor.

Muitas pessoas pensam que o dinheiro é a solução para tudo. Da mesma forma que o dinheiro pode nos ajudar, ele também pode nos levar a destruição. Tudo vai depender de como lidamos com ele. Quando se trata de dinheiro, a primeira coisa que temos que levar em consideração é o que está escrito em 1 Timóteo 6:10 que diz: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Observem que o Espirito Santo de Deus está nos revelando que não é o dinheiro, a fonte de todos os males, e sim, o amor a ele. Quando a pessoa coloca o dinheiro acima de tudo ela pratica a idolatria. A idolatria é quando alguém coloca qualquer coisa no lugar de Deus. Isso é um erro gravíssimo porque afasta a pessoa de Deus, e a coloca no caminho da desgraça e da ruína espiritual.

Por isso o Senhor Jesus já havia nos alertado em Mateus 6:24 quando Ele nos disse: Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Como acabamos de ver, nós não podemos servir ao dinheiro e a Deus ao mesmo tempo. Observe com atenção que, novamente a Palavra de Deus, está nos orientando a não colocarmos o dinheiro como o nosso Senhor. Nós não podemos ser escravos do dinheiro, Mas nós podemos sim, dominar o dinheiro, e fazer ele nos servir. Acompanhe comigo essa linda passagem bíblica que ilustra muito bem como devemos usar o nosso dinheiro. Vamos acompanhar a parábola do bom samaritano. Esse texto bíblico está em Lucas 10: 30 a 35

Como Ser Feliz

Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver.

O samaritano da parábola era um homem generoso e de bom coração. Mesmo sendo a vitima uma pessoa estranha, o samaritano o ajudou como podia. Depois ele ainda se colocou a disposição para pagar todas as despesas que o desconhecido pudesse ter na hospedaria. O Senhor Jesus não usou por acaso o samaritano como protagonista dessa parábola. O Mestre quis mostrar que, mesmo sendo o samaritano uma pessoa de posses, e com hábitos e costumes diferentes dos judeus, ele não se deixou levar pela falta de amor ou pelo apego excessivo ao dinheiro, e ajudou o seu próximo. Isso mostra que não é o dinheiro a fonte de todo mal, mas sim o coração das pessoas e uso que elas fazem dos seus recursos. O dinheiro que nós temos é o resultado do desenvolvimento dos talentos que o nosso Deus nos deu. Quem tem muitos talentos pode fazer, e ganhar mais. Todo mundo tem as suas qualidades. Observe a parábola dos talentos. O Senhor Deus distribuiu talentos, conforme a capacidade de cada um. Para uns, Ele deu mais. Para outros, Ele deu menos. Entretanto, diante do Senhor, todos eles eram importantes, cada um conforme a sua capacidade. Todos nós devemos usar e desenvolver com sabedoria, honestidade, trabalho, domínio próprio, amor e inteligência os talentos que recebemos do Senhor.

Deus nos dá o dinheiro e os recursos necessários, para que possamos manter a nossa família com segurança e dignidade. Os nossos bens nos foram confiados para que pudéssemos ajudar na obra de Deus, e também as pessoas que necessitam de auxilio. E não para serem armazenados embaixo do colchão.  O Senhor quer sim, que nós sejamos prósperos não somente com bens ou dinheiro, mas principalmente no amor, na solidariedade, na honestidade e na boa intenção do coração. O Senhor Jesus nos enviou para sermos tempero e luz. Ele nos enviou para fazermos diferença na vida daqueles que não sabem ou ainda não encontraram a oportunidade para crescer. Uma maneira excelente de fazer isso é usar com muita sabedoria e amor, os recursos e talentos que Ele nos deu, e nos ajudou a desenvolver. Nós devemos sempre que possível, usar os frutos desses talentos para honrar e glorificar o nome do Altíssimo, ajudando na obra dEle, e também dando todo apoio para que o nosso próximo, também possa desenvolver os seus próprios talentos, e ter uma vida mais digna e feliz.

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Como ter Sucesso e Prosperidade

Salmo 112 – Oração para a prosperidade e sucesso pessoal

Um forte abraço para você. Fique na paz e no Amor do Senhor Jesus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: