Como melhorar a sua autoestima

A autoestima, sem exagero, é uma qualidade de quem se valoriza, é feliz com seu modo de ser, e demonstra, consequentemente, confiança e segurança em seus atos e julgamentos. Na Palavra de Deus para hoje nós vamos ver como alguém pode melhorar a sua autoestima, ser mais feliz, e ter melhor qualidade de vida.

Existe uma pessoa na bíblia que podemos pegar como um exemplo espetacular de como ter mais autoestima. Vamos ver algumas das características que fizeram dessa pessoa, esse grande modelo para quem deseja ter mais autoestima. Estamos falando do jovem Davi. Vamos lá.

Um dos empregados respondeu: — Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, tem boa aparência, e o SENHOR Deus está com ele. – 1 Samuel 16:18

1 – Boa aparência – Cuide bem da sua aparência. Sem excessos é claro. Procure manter o seu cabelo sempre bem cortado e penteado. Procure vestir-se de maneira simples, discreta e elegante. Use um pouco de perfume (só um pouquinho). Cuidado com o chulé. Nunca use roupas amassadas, sujas ou rasgadas. Abandone manias estranhas como roer unhas ou coçar o nariz. Cuide da sua pele. Cuide da sua higiene bucal. A educação, simpatia e o carisma também fazem parte da aparência. Seja sempre bem educado (a). Sorria sempre. O Sorriso e a simpatia têm o poder de abrir portas e conquistar muitos amigos. 

2 – Falar bem – Para você ter mais segurança e confiança na hora de falar ou conversar você deve abordar assuntos que você conheça bem. Se você está em algum lugar, ou entre pessoas que estão conversando sobre determinado assunto, e você não tem conhecimento adequado para participar, então o melhor a fazer é ficar em silêncio. Pelo menos você se passa por sábio. Por isso é muito importante manter-se bem atualizado sobre tudo. Principalmente sobre o que está acontecendo na sua cidade, no seu estado, no seu país e no mundo. Tem que ficar ligado na informação para não ser desligado das conversas. 

3 – Bom músico – Procure identificar e desenvolver a sua melhor habilidade. Você gosta de cozinhar, de fazer artesanato, mexer com carro, escrever, pintar, cantar, interpretar… Enfim! Identifique aquilo que você faz bem e desenvolva essa atividade. Especialize-se em alguma atividade ou assunto, e você será uma autoridade nessa área.

4 – Valente – Seja sempre corajoso (a). Não tenha medo de nada. Trabalhe para vencer os seus medos e fobias. Comece superando o primeiro. Depois o segundo. Quando você perceber você já terá superado todos eles. Dê o primeiro passo. Para vencer tem que começar. Não tenha medo.

5 – Bom soldado – O bom soldado é aquele combatente que não se deixa amedrontar diante do perigo. Ele parte para cima e, com muita coragem e bravura, ele acaba dominando e neutralizando o inimigo. Qual é o seu maior inimigo: A timidez? A sua aparência? A sua altura? O seu peso? A sua voz? Você não está feliz com alguma coisa em você? Faça o seu melhor para mudar. Procure ajuda especializada. Lute sempre e não desista nunca de mudar.

E, finalmente;

6 – Deus estava com ele – Se Deus não estiver com você, de nada vai adiantar você ter boa aparência, falar bem, ser bom em alguma coisa, ser valente e ser um bom soldado. Se você não orar a Deus e pedir para que Ele, no nome do Senhor Jesus Cristo, ajude você a melhorar a sua autoestima, a sua confiança e a sua segurança, de nada vai adiantar o seu esforço. Procure sempre se lembrar do que o Senhor Jesus disse: Sem mim, nada podeis fazer. – João 15:5

Um forte abraço e fique com Deus

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Edilson Rodrigues Silva