Deus prova a nossa fé

Deus permite que passemos por aflições, provações e situações difíceis para que a nossa fé seja provada e depois aprovada. Ele quer ver a qualidade da nossa fé.

Portanto, nesta verdade, exultais! Mesmo considerando que agora, e por algum tempo ainda, tenhais de ser afligidos por toda espécie de provação. Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, glória e honra. – 1 Pedro 1: 6 e 7

Pois Tu, ó Deus, nos puseste à prova, purificaste-nos como se purifica a prata. – Salmos 66:10

Amados, não vos assusteis com a provação que surge entre vós, como fogo ardente, com o objetivo de provar a vossa fé. Não entendais isso como se algo estranho vos estivesse acontecendo. – 1 Pedro 4:12

O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem as pessoas realmente são. – Provérbios 17:3

Porque Deus prova a nossa fé?

1 – O Senhor prova a nossa fé para saber se nós somos fortes, aplicados, fiéis e perseverantes. Tudo isso para ter certeza se estamos aptos para receber dEle coisas, obras e desafios maiores.

Quanto maior for a nossa fé. Mais Ele se alegrará com a nossa vida. Se formos fiéis no pouco mais Ele nos confiará. 

2 – A nossa fé é provada para que Deus possa ver a qualidade da nossa fé. Ele quer ver se temos uma fé de palha, madeira. pedras preciosas ou de ouro. Se for uma fé de palha, uma fé que queima e some com o menor dos fogos, Deus não pode contar conosco.

Deus não tem prazer em quem tem uma fé fraca, pequena e inconstante, Deus tem prazer na pessoa que tem uma fé de ouro. Uma fé que não é atacada facilmente, que é nobre, resistente ao fogo e muito valiosa.  

O meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. – Hebreus 10:38

Por isso, é como diz a Palavra de Deus, quando nós estivermos passando por aflições, provações ou situações muito difíceis não devemos estranhar demasiadamente tudo isso porque a nossa fé pode estar sendo provada.

Quando isso estiver acontecendo devemos sim, dar glórias a Deus, porque o Senhor está nos refinando e nos deixando pais puros, pacientes, resistentes, fortes e perseverantes para podermos ter acesso a coisas, obras, desafios e bênçãos muito maiores do que  temos hoje. 

Um forte abraço e fique com Deus

Como Ser Mais Feliz

Veja também: