A lenda das três árvores de Natal – Histórias de Natal para Crianças

Certa noite, a pequena Mariana estava na sala admirando a beleza dos enfeites, e as coloridas luzes, da árvore de natal. Com aquela curiosidade típica de uma criança de cinco anos, ela não perdeu tempo e, olhando em direção a vó, ela disparou a pergunta: – Vovó como foi que nasceu a árvore de Natal? A vovó refletiu um pouco e, depois de uma breve busca na memória,  ela acabou se lembrando de uma história muito antiga.

– Minha netinha, lá no oriente, há muito séculos atrás, nasceu uma criança muito especial, o menino Jesus. Naquela abençoada e estrelada primeira noite de Natal, todos os seres vivos ficaram muito felizes com o nascimento daquele que era o menino Deus. Muitos vinham de longe trazendo presentes para mostrar o quanto todas as pessoas de bem estavam felizes com aquele divino acontecimento. Bem de frente aonde Jesus havia nascido, ficavam três árvores que acompanharam tudo com grande alegria. A oliveira, a tamareira e o pinheiro.

Diante daquele acontecimento tão abençoado, as três árvores resolveram oferecer de presente a divina criança, o que elas tinham de melhor. A oliveira ofereceu as mais deliciosas azeitonas, a tamareira deu as tâmaras mais doces, e o pinheiro separou as agulhas mais gordas. Entretanto, o pinheiro ficou muito triste ao ver que o presente que ele havia preparado, era muito inferior ao que as outras árvores haviam oferecido.

Vendo a enorme tristeza que tinha se abatido sobre o coração bem intencionado do pinheirinho, algumas das mais lindas e brilhantes estrelas que decoravam aquela iluminada noite  tiveram uma brilhante ideia: elas resolveram descer do céu e iluminar todos os galhos do pinheiro fazendo assim, com que, o agora alegre Pinheiro, se transformasse em um lindo e iluminado presente para o abençoado Menino Jesus.

Adaptado por: Edilson Rodrigues Silva

Veja Também: Histórias de Natal para Crianças – Um Milagre de Natal

Veja também: