Como superar uma fase difícil – Palavra de Deus para hoje 

Todos nós estamos sujeitos a passarmos por momentos difíceis durante a nossa caminhada aqui nesse mundo. O Senhor Jesus deixou muito bem claro que, nessa vida, teríamos sim, muitas aflições. 

Quando falamos de aflições logo nos vem à mente muitos exemplos de homens e mulheres de Deus que tiveram que, suportar e vencer, muitos momentos difíceis, momentos de muita dor e aflição. Entretanto, existe um personagem bíblico que nos chama muito a atenção por causa da quantidade de graves aflições que ele teve que suportar em tão curto espaço de tempo. Todos nós já sabemos que o servo Jó perdeu todos os bens, toda a família e também a saúde dele. Isso aconteceu em um curtíssimo espaço de tempo. Sem sombra de dúvida, se quisermos falar de suportar e vencer momentos difíceis, devemos falar sobre o servo Jó.

E como superar os momentos difíceis? O que podemos aprender com o servo Jó?

20 – Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. 21 – Aí disse assim: — Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou; louvado seja o seu nome! 22 – Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus.- Livro de Jó 1:21 a 22

O que nos chama muito a atenção é o comportamento de Jó diante da grande tragédia que havia se abatido sobre a vida dele. A destruição tinha sido total. Até alguns instantes atrás ele tinha tudo, depois de algumas horas ele já não tinha mais nada. Só lhe havia restado a saúde que, mesmo assim, ele haveria de perder momentos depois. A situação não poderia ser pior. 

Todos nós sabemos o fim que o Senhor Deus reservou para o seu servo Jó. Vamos aprender com Jó o que temos que fazer para enfrentarmos uma fase difícil. Vamos ver qual foi o primeiro e grande procedimento que alicerçou a fé e a esperança de Jó para que ele pudesse superar aquele que foi o pior momento da vida dele.

Logo depois de Jó ter recebido uma noticia ruim atrás da outra ele teve uma atitude que, num primeiro instante, pode nos parecer loucura. Jó ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Isso é normal para um ser humano? Claro que não! O normal é a gente falar mal, esbravejar, praguejar, maldizer e etc., mas ajoelhar-se e adorar a Deus diante de uma situação tão limite como aquela que Jó estava passando, isso não é comum. Pois é! Foi exatamente isso que Jó fez. Diante daquela enorme tragédia que estava acontecendo na vida dele, Jó não atribuiu aquele mal a Deus e nem falou mal do Senhor. Jó resolveu orar e adorar a Deus. 

Aqui está o grande ensinamento de Jó para todos nós: Diante de uma situação muito difícil devemos orar e adorar a Deus. Jó sabia que o Senhor Deus não reserva nada de mal para a vida dos seus filhos. Mas alguém pode dizer: Como assim? Deus não tem parte com o mal? Não foi Deus quem permitiu que todo aquele o mal agisse na vida de Jó? 

Sim, foi o Senhor quem permitiu que o diabo agisse na vida de Jó. Sabe por que o Senhor permitiu isso? Eu não sei. Você sabe? Eu, sinceramente acredito que ninguém saiba a resposta para essa questão. A única coisa que eu acredito de todo meu coração é que, tudo que Deus faz é perfeito. Deus não erra. Deus não tem duas palavras. Deus permitiu sim que coisas ruins acontecessem na vida de Jó. Mas o Senhor não permitiu que a vida de Jó ficasse permanentemente destruída pela ação do diabo. Posteriormente Deus restaurou toda vida de Jó. Por que será que o Senhor fez isso? Eu não sei. Tenho certeza absoluta que só o Senhor Deus sabe a razão para tudo que aconteceu na vida de Jó. O que temos que aprender é: qual a atitude correta que devemos tomar para que possamos suportar e vencer as mais diversas situações difíceis da vida. 

Jó não falou mal de Deus. Jó ajoelhou-se e adorou a Deus. Afinal de contas o que é adorar a Deus? Adorar a Deus é prestar culto a Ele, é amar a Deus.

Eu sei que tudo isso parece loucura. Como é que alguém pode sofrer tamanha tragédia e ainda ajoelhar-se e amar a Deus. Isso não tem lógica. Exatamente! As coisas de Deus não trabalham com a lógica. Elas trabalham com a fé e com o poder sobrenatural de Deus.

Que lógica há em tirar água de uma pedra?
Que lógica há em dividir as águas do mar?
Que lógica há em fazer um morto de quatro dias voltar a vida?
Que lógica há em ossos secos se transformarem em pessoas novamente?
Que lógica há em um cego de nascença começar a enxergar?

Exatamente! Nenhuma lógica. As coisas de Deus são assim. Elas não trabalham com a lógica. Elas não trabalham como o nosso conhecimento de mundo. Portanto, se um dia eu ou você estivermos passando por momentos de extrema dor e dificuldade a primeira coisa que devemos fazer é buscar a face de Deus e prestar culto a Ele. Adorar a Ele. Amar a Deus. Esse é o grande segredo para que possamos receber do Senhor toda força e sabedoria para suportar e vencer todas as dificuldades da vida.

Um forte abraço e fique com Deus

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: