Deus tem um plano para a sua vida

5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
6 Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive:
7 Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
8 Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.
9 Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?
11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.

Genesis 37:5 a 11


Interessante! Quando José do Egito teve estes sonhos ele tinha ainda dezessete anos de idade, portanto um garotão ainda. Os sonhos que marcaram a juventude de José do Egito eram na verdade revelações que Deus fazia para o coração dele.

Vamos fazer uma viagem de trás para frente.

Ora! Todos nós sabemos qual foi o destino de José do Egito. Nos já conhecemos o inicio da vida dele, onde pudemos ver que ele passou por grandes problemas com os seus irmãos e, mais tarde, já no Egito, continuou a enfrentar enormes tribulações.

A história de José do Egito é muito interessante e edificante para nós porque ela nos deixou grandes exemplos de comportamento e de confiança em Deus. A sua espetacular história e o maravilhoso desfecho que Deus fez na vida deste grande homem de fé sempre será para nós um motivo de inspiração e aprendizado.

É impressionante como os sonhos de José foram fielmente cumpridos por Deus. A expressão que usamos no dia a dia na qual dizemos para um irmão ou irmã que Deus tem um plano para a sua vida é justamente isso. Os planos de Deus as vezes podem ser revelados aos homens na forma de sonhos, assim como foi o caso de José do Egito.

José sabia que Deus tinha um plano para á vida dele é por isso que ele não se desesperou e não se deixou abalar com os comentários dos invejosos e dos incrédulos.

É importante termos em mente que, embora Deus tivesse um sonho para a vida de José, a vida deste homem não foi nada fácil. Todos nós sabemos quantas e quantas provações ele teve que passar para poder viver a realização das promessas e sonhos de Deus na vida dele. Todos devem se lembrar que algumas vezes as coisas ficaram bastante complicadas na vida de José. Entretanto, sempre percebemos  que José não se deixou abater e mesmo depois de grandes humilhações e perseguições ele levantou a cabeça, sacudiu a poeira e seguiu em frente sempre com amor e fidelidade exemplar a Deus.

José andava com Deus e Deus andava com José:
E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. – Genesis 39:2 a 5

Agora chegamos num ponto no qual acredito que seja fundamental: a fidelidade e a caminhada com Deus. Podemos perceber que desde muito jovem José já procurava andar nos caminhos do Senhor buscando sempre andar na verdade e com sinceridade de coração. Essa verdade de coração já mostrava o tipo de relacionamento que José tinha com Deus. Com certeza era um relacionamento muito próximo e cheio de Amor e fidelidade. Olha só a reverência e a fidelidade que José mantinha com Deus, olha só o nível de Temor e amor que esse tinha para com o seu criador e Senhor, observem muito bem essas Palavras dita por ele num momento de grande provação:

como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Genesis 39:9

Esta pequena oração mostra um dos momentos mais sublimes de Amor e Temor a Deus já realatados em toda a história da Palavra de Deus. É impressionante o enorme ensinamento que esse pequeno texto possui. Observando essas Palavras, Mais uma vez, comprovamos queas coisas de Deus são muito simples.

Qual é o seu sonho?
Quale é o nosso sonho?
Qual é o sonho que Deus colocou no seu coração?  

Quer que ele se realize? Quer que ele deixe de ser apenas um sonho e venha a se tornar uma agradável realidade na sua vida?

Então pegue o exemplo de José do Egito: “como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Genesis 39:9”, e veja os sonhos de Deus para a sua vida transformare-se numa realidade fantástica.

Amém e Graças a Deus.

Veja também: