Como superar as críticas no trabalho

Receber críticas sempre é ruim. Por mais que nos esforcemos, nós não gostamos de receber criticas seja lá de quem for. Se essas críticas procedem do nosso ambiente de trabalho, aí que a coisa fica muito complicada. Quando isso acontece, acende-se um sinal de alerta porque esse tipo de situação não é nada agradável. É no nosso local de trabalho que a gente passa a maior parte do dia. Se nesse local as coisas não vão nada bem, a nossa vida também não estará as mil maravilhas. Trabalhar em uma empresa como empregado ou empregada de alguém, definitivamente, não é dos nossos maiores sonhos. O que todo mundo imagina mesmo é em ter a sua independência social e, principalmente, a sua liberdade financeira.

Entretanto, infelizmente não é todo mundo que tem essa possibilidade. Mas, se você orar a Deus, trabalhar, e se for o melhor para você: o seu dia chegará. Enquanto não chega esse dia de você a sua própria empresa é necessário saber lidar com as muitas adversidades que encontramos no nosso trabalho cotidiano.

E como lidar com as críticas no trabalho?

As críticas podem ser basicamente de três tipos: 

1 – Pelo seu trabalho ou comportamento: Nesse caso, você recebe criticas, basicamente, do seu superior, do seu chefe ou chefa.

2 – Pelo seu trabalho e comportamento: Nesse caso, você recebe críticas, basicamente, dos seus colegas de trabalho.

3 – Pelo seu trabalho e comportamento. Nesse caso, você recebe críticas de todos os lados. Tanto dos seus colegas quanto dos seus superiores hierárquicos.


Vamos avaliar o primeiro caso:

Em minha opinião esse é o caso mais fácil de resolver. Se o seu chefe lhe faz algum tipo de crítica é porque ele não está satisfeito com algum trabalho ou comportamento seu. Não se desespere! Ouça com atenção a crítica que lhe foi feita, analise muito bem, veja aonde você pode melhorar, e depois coloque em prática as correções necessárias. Esse tipo de crítica, eu até que considero normal e construtiva. Não podemos nos esquecer que as pessoas que exercem algum tipo de autoridade sobre nós, elas foram colocadas ali por Deus, e nós devemos a elas a gratidão, o reconhecimento dessa autoridade, a nossa obediência e o nosso maior respeito.

Se a autoridade do seu superior foi dada a ele por Deus. Então a crítica vinda desse superior deve ser observada com muita atenção. Todos nós erramos. Nós não nascemos prontos. Duramente a nossa vida nós somos com que pedras brutas que vão se lapidando com as muitas experiências do dia a dia. Portanto, se o seu superior lhe fez alguma crítica procure ver como se fosse a crítica de um pai ou de uma mãe. Porque ao fazer isso ele está procurando acima de tudo, fazer de você uma pessoa melhor. Tanto para a empresa na qual vocês trabalham quanto para a sua vida profissional. 

Se houver alguma crítica que venha por parte dos seus superiores trabalhe com muita vontade para eliminar essas supostas deficiências.


Agora, vamos avaliar o segundo caso:

Você trabalha duro, se dedica, e mesmo assim, vive recebendo críticas por parte de alguns dos seus “colegas de trabalho”. Isso indica que a sua situação é mais complicada do que parece.

Todos nós sabemos que a inveja existe e que ela provoca muitas coisas ruins. A inveja é a irmã mais velha dos ciúmes. Ambos são sobrinhos da cobiça. Observe bem que, diante desse tipo de situação, só mencionamos coisas ruins. Mas, infelizmente, vamos falar de coisas piores ainda: todo esse quadro indica que, na vida de quem está vivendo isso, está agindo o pai de todas essas coisas ruins: o diabo. Eu sei que é duro. Muitas pessoas torcem o nariz e até criticam quem fala essas coisas. Mas o mal existe sim, e ele destrói, de maneira implacável, principalmente, aqueles que não acreditam na existência dele.

O diabo é pai da cobiça. Ele é invejoso, ele é ciumento e ele é o pai da mentira.

Quando você procura fazer o seu trabalho de maneira honesta, rápida, e com eficiência isso incomoda aqueles que não conseguem fazer da mesma forma. A inveja não existe somente quando se trata dos nossos bens materiais, ela existe para tudo. Ela está em todo lugar porque o pai dela está em todo lugar. Existe a inveja pelo seu carro, pelo seu cachorro, pelo seu marido, esposa, filhos, condição social, pela sua beleza, pela sua família, pelo seu corpo, simpatia, pelo seu cargo, pelo seu trabalho ou pelo seu relacionamento com os colegas de trabalho ou superiores. Para quem não sabe, a inveja é quando o mal age na vida de alguém, não somente para ter alguma coisa que a outra pessoa possui, ela não se contenta só com isso. Ele, o pai da inveja, quer o que o outro possui e quer também, a destruição dessa pessoa. Vejam como é grave esse tipo de problema.

E como lidar com essa situação?

Para lidar com esse tipo de situação devemos agir sempre com fé em Deus e com muita sabedoria.

Procure sempre, no nome do Senhor Jesus Cristo, expulsar todos os demônios que estão agindo na sua vida pessoal e profissional. Não deixe de fazer isso jamais. Esse é um poder que o Senhor  Jesus deu a todos nós. É isso mesmo. Jesus deu a todos nós, por meio do nome dEle, Jesus, o poder para que possamos pisar em todas os demônios, obras e poderes deles. Diante dos homens, Os demônios são muito fortes, mas diante do Senhor Jesus Cristo eles são somente SERES DERROTADOS. É isso mesmo. É assim que funciona. Não tenha medo de usar esse poder.

Uma coisa nós não podemos nos esquecer jamais: nós não lutamos contra a carne, nós não devemos lutar contra as pessoas e sim contra o mal que age na vida dessas pessoas. Por isso jamais devemos retribuir o mal com o mal. Nós devemos pensar e agir na luz e na verdade dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo. Não faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você. Outra coisa muito importante é a sua comunhão com Deus e com a palavra dEle. A palavra de Deus é uma arma muito forte para lutar contra todos os ataques do diabo. Veja como o Senhor Jesus Cristo, lá no deserto, usou a palavra de Deus, e refutou todas as investidas do demônio.

Você foi magoada, foi magoado pelo colega de trabalho? Acalme-se! Respire fundo, peça forças para Deus e procure perdoar. Não é fácil. Mas é o que deve ser feito. Outras dicas muito importantes para evitar problemas no nosso ambiente de trabalho são: Evite ficar perto de pessoas negativas, criticas demais ou desmotivadas. Evite ficar em rodas de conversas que não edificam em nada a sua vida profissional ou espiritual. Em hipótese alguma participe de conversas maldosas sobre algum colega de trabalho ou sobre os seus superiores. Procure concentrar-se no seu trabalho. Mesmo que, em algum momento do dia, você não tenha serviço para fazer, não se ausente do seu posto de trabalho. Use o seu tempo vago para se aprimorar ou para organizar o seu trabalho. Trate com respeito todos os seus colegas de trabalho, do faxineiro ao presidente da companhia. Não faça distinção de cargos ou funções. Todos nós, antes de sermos empregados, somos seres humanos e filhos de Deus. 

Vamos avaliar agora terceiro caso:

Quando esse tipo de situação acontece na vida de alguém é um claro sinal de que as coisas no trabalho vão de mal a pior. Elas não estão bem, não por culpa do empregado, dos colegas de trabalho ou dos superiores. Elas não estão bem por causa de razões variadas.

O que fazer diante desse tipo de situação:

A melhor maneira é pedir a Deus, no nome do Senhor Jesus Cristo, força, sabedoria e muita paciência para trabalhar da melhor maneira possível. Procure ficar no emprego e ir fazendo uma reserva em dinheiro para uma eventual troca de trabalho. Essa troca de trabalho pode se dar por causa de uma aprovação em concurso público, por causa de um estágio remunerado ou quando você sair de férias e puder procurar outra oportunidade de emprego que seja mais compatível com a sua personalidade e com as suas habilidades. Só saia do seu emprego atual quando você encontrar outro emprego.

Todos os dias, antes de começar o seu trabalho, peça para que a Santíssima Trindade, no nome do Senhor Jesus Cristo, te proteger, orientar e lhe dar um dia abençoado, muito produtivo e harmônico. Peça para o Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo, força, criatividade e sabedoria para que você venha a usar, com muito amor ao próximo, toda sua sabedoria, competência e habilidades.

Um forte abraço e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Veja Também: Cursos Gratuitos na Internet

Veja Também: Como Passar em Concursos Públicos em 1 ano e meio

Edilson Rodrigues Silva