Eu estou desempregado e não sei o que fazer
A realização pessoal, familiar e profissional é algo de fundamental importância para a vida de qualquer ser humano.
Quando uma pessoa fica sem emprego ela na verdade perde muito mais do que o seu trabalho, ela fica sem dinheiro, sem poder de compra, sem objetivo, sem motivação, sem identidade e consequentemente a margem da sociedade.
Tudo isso por si só já são coisas muito graves. Para piorar, não é raro encontramos alguém que esteja passando pela provação do desemprego que esteja deprimido, sentindo-se incapaz e muito derrotado. Realmente é uma situação muito delicada.
Tudo isso está muito ligado ao fato de vivermos numa sociedade extremamente competitiva, que, dia após dia, é mais, e mais alicerçada no dinheiro, nos bens materiais e no sucesso pessoal e profissional.
A pessoa que está desempregada precisa ter em mente que essa situação é algo muito normal na vida de qualquer pessoa. Alguns ficam desempregados algumas horas e outros chegam há passar dias, meses e há casos de pessoas que já chegaram há passar muitos anos sem arrumar um emprego formal.
Porque isso acontece?
Não sabemos. Ninguém sabe com certeza porque uma pessoa capacitada e experiente passa anos e anos sem arrumar um emprego formal.
O que fazer para vencer o desemprego?
A primeira coisa, certamente é ter muita fé. E não é ter fé em qualquer coisa. A sua fé deve ser sempre colocada nos braços do nosso Deus, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus. Jamais podemos nos esquecer da Santíssima Trindade.
O Senhor Jesus Cristo já nos ensinou isso quando Ele disse que sem Ele nada poderíamos fazer, e que o melhor investimento que poderíamos fazer nessa vida, era buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a justiça dEle que tudo o mais nos seria acrescentado.
É isso! Já vimos que ter uma fé inabalável em Deus, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus é a base para que possamos vencer qualquer adversidade ou situação difícil que venha a acontecer nas nossas vidas.
Legal! Eu tenho muita fé. É só isso? Então porque eu não consigo um emprego? Porque eu não consigo sucesso na minha vida profissional?
Ter fé em Deus é o primeiro passo para que possamos desenvolver uma caminhada integra, firme, segura e consequentemente de muito sucesso. Entretanto, existem outras etapas que já não dependem somente do nosso Deus. Elas dependem exclusivamente de cada um de nós. É a parte que devemos fazer.
A palavra de Deus nos ensina que a fé do homem e da mulher sem obras é uma fé vazia. O que isso quer dizer?
Quer dizer que se eu crer em Deus e não acordar cedo, se eu não pesquisar na internet o tipo de empresa que eu quero trabalhar para depois mandar um currículo, se eu não procurar a agência de empregos, se eu não estudar…
Se eu não procurar saber como devo me comportar durante uma entrevista de emprego, seu não prestar o concurso, se eu não falar com os meus amigos e conhecidos e tantas outras coisas, a minha fé de nada servirá, pois ela está sendo uma fé vazia e completamente improdutiva.
O nosso Deus é um Deus vivo forte e poderoso. Ele tem o Poder para fazer qualquer coisa nas nossas vidas, mas Ele, como um Pai verdadeiro e amoroso quer que, com a ajuda e supervisão dEle, nós aprendamos a viver e a superar as dificuldades e os problemas da vida.
Sendo assim, é fundamental que façamos a nossa parte. E qual é a nossa parte?
A nossa parte é fazermos aquilo que ninguém pode fazer por nós que é: estudar, se preparar para fazer o próximo concurso. Se não passar, não desanimar e continuar a se preparar para o seguinte, comparecer às entrevistas…
Alguém pode dizer: Eu não tenho dinheiro para pegar o ônibus. Eu não tenho dinheiro para pagar a inscrição do concurso. Eu não tenho dinheiro para fazer aquele curso. O que eu faço?
Se hoje você não tem condições financeiras e materiais para recomeçar, não tenha medo e nem vergonha: Peça! Abra a sua boca. Peça qualquer coisa, primeiramente a Deus, que no nome do Senhor Jesus Cristo prometeu suprir todas as nossas necessidades.
Se você estiver passando por carências procure uma ou mais pessoas que você sabe que são fiéis ao Senhor Jesus Cristo e peça o dinheiro a essas pessoas. Não tenha vergonha de pedir, pois o nosso Deus nos ensinou que, para aquele que bater a porta se abrirá.
Na necessidade, procure um irmão ou irmã da igreja. Peça a ele ou a ela o dinheiro para que você possa pagar as passagens, para a alimentação, para pagar um curso, para pagar a inscrição do concurso. Repito não tenha vergonha de pedir.
O máximo que você poderá ganhar é um não, embora eu não acredite que algum servo verdadeiramente do Senhor, e que tenha condições de lhe ajudar, vá lhe virar as costas. Por isso, seja humilde.
Ser humilde não é humilhante. Isso não é motivo para que ninguém venha sentir vergonha. Vergonha é desistir, é roubar, é matar e destruir. Vergonha é parar e não lutar.
Todos nós estamos sujeitos a passar por tribulações e momentos de dificuldade na vida. Quem nunca ficou desempregado? Quem nunca passou por momentos de adversidade e necessidades?
Quem nunca viveu um deserto na sua vida? O deserto é por natureza um lugar de encontro com Deus. Não podemos nos esquecer que o povo de Deus, por não obedecer ao Senhor teve que rodar pelo deserto por mais de quarenta anos até chegar à terra prometida.
Esse tempo não era o tempo que o Senhor tinha preparado para eles. Mas esse foi o tempo que eles receberam por causa dos seus pensamentos, sentimentos e atitudes.
O que isso quer dizer para mim e para você? Quer dizer que a nossa comunhão com o nosso Deus é fundamental. É ela quem vai determinar o tempo que levaremos para atravessar o deserto. A situação difícil pode durar quatro dias, quatro meses, quarenta meses, quatro anos… Enfim ninguém sabe.
Queridos! Se hoje alguém está vivendo o deserto do desemprego não se deixe abater. Isso também vai passar. Embora, hoje, você não veja por onde e nem como, amanhã tudo vai ser diferente. Confie sempre em Deus.
Jamais duvide da presença ou do amor dEle por você. Ele está ao seu lado. Ele acredita em você. Acredite: Ele já lhe preparou um lugar maravilhoso e muito abençoado. Tenha calma e confie nEle.
Persevere na caminhada com a Santíssima Trindade e faça o seu melhor para mudar essa fase árida do desemprego. Mude o seu jeito de pensar. Seja positivo. Seja otimista quanto a você e quanto ao seu futuro.
Avalie as reais possibilidades de você, na sua região arrumar um emprego na área que você tem mais experiência. Veja se há bastante oferta de emprego. Analise se você está com a capacitação que é exigida para essa área.
Pense, avalie e veja se não existe a possibilidade de você mudar radicalmente de área e ir para outra área que possua mais oferta de emprego, não só na sua cidade, como na região em que você mora. Procure na internet. Converse com os amigos. Hoje em dia existem muitos cursos profissionalizantes que são totalmente gratuitos.
Por outro lado, jamais descarte uma opção prá lá de possível que é a alternativa de você ser o seu próprio patrão. Ore a Deus, clame a Deus e Pesquise algumas opções que lhe permitam que você trabalhe por conta própria.
Pense nas suas habilidades e talentos. Veja e analise com carinho tudo o que você poderia fazer para que isso possa ser uma realidade mais que possível na sua vida.
É como o Senhor Jesus nos ensinou quando disse que tudo é possível ao que crê. Eu tenho certeza que, se você entregar a sua vida nas mãos do Senhor Jesus Cristo tudo vai ser diferente, pois o Senhor Jesus é o Senhor da restauração é o Senhor da vida abundante.
Eu vivo e presencio essas bênçãos do Senhor na minha vida todos os dias. Eu verdadeiramente vivo e acredito em tudo isso! E você?
É isso aí! Muita fé em Deus e muita força na caminhada que tudo já deu certo.
Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.
Você Está Cansada (o) do Seu Trabalho? Quer Mudar de Profissão? Quer Ter uma Vida Diferente? VEJA AQUI: COMO FAZER ISSO