Estou com saudades do meu ente querido

De repente num piscar de olhos, nós olhamos para o lado e, infelizmente, aquele nosso ente querido, aquela pessoa com quem vivemos momentos tão felizes e maravilhosos já não está mais conosco.  Nós não queremos nos deixar levar pelo sofrimento e nem pela dor, mas a saudade é mais forte e quando nos damos conta estamos sofrendo. 

Ontem estava tudo bem e, hoje, lamentavelmente só sobraram às doces lembranças dos momentos de alegria e felicidade que junto vivemos ao lado da pessoa amada. A implacável saudade ficou como nossa companheira. Ela, a saudade, insiste em transbordar o nosso coração trazendo junto com as doces lembranças a desesperada dor da separação.

Ainda bem que o nosso Senhor Jesus Cristo colocou no coração dos homens a Graça, a esperança e a consolação que há no nome e na poderosa ressurreição dEle. O que seria de nós se não tivéssemos em Jesus, a certeza do reencontro com os nossos entes queridos?
O que seria de nós se o nosso Deus não se tivesse se preocupado conosco e nos revelasse essa impressionante passagem e mistério que envolve a nossa vida e morte?

Por isso o nosso Deus é um Deus de amor. Mais uma vez podemos constatar que o nosso Pai se preocupa conosco. Obrigado Pai! Obrigado Senhor Jesus Cristo!

Jesus nos disse:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

João 14:1


Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? – Lucas 12:25 e 26

Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; – Lucas 10:41

Como assim a certeza do reencontro? Quem foi que disse que um dia voltaremos a encontrar os nossos entes queridos, aqueles que tanto amamos um dia?
Como alguém pode afirmar com toda a certeza que um dia nós voltaremos a encontrar os nossos entes queridos que já partiram dessa vida?

Jesus, o Senhor da vida e da morte, nos ensinou que os mortos dormem:

E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. – João 11:11

Ora, se o Senhor Jesus disse que Lázaro, que já estava morto há quatro dias, estava apenas dormindo, isso quer dizer que, assim como Lázaro, a sua mãe, o seu pai, a sua vó, o seu vô, o seu irmão, a sua irmã, o seu filho, a sua filha, os seus amigos, amigas ou algum outro ente querido seu que já tenha partido dessa vida também está dormindo.

Se eles dormem eles não sofrem e nem pensam. Não importa o jeito e nem a situação em que eles partiram o importante é que eles descansam em paz no seio de Deus, pois o corpo como foi feito do pó, volta ao pó. O Espírito de Deus que animou o seu querido ou querida volta para Deus e é ali que ele descansará até o dia glorioso da ressurreição dos mortos.

Enfim, A Palavra de Deus nos ensina que os nossos amados apenas descansam:

Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. – Eclesiastes 9:5 a 6

Se os nossos amados dormem o único que tem o poder para despertá-los é Senhor Jesus. O Senhor da vida e da morte:

Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; – João 11:25

Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. – João 6:40

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. – João 6:44

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. – João 6:54

Os mortos realmente ressuscitam?

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. – Daniel 12:2

Se você tem ainda alguma dúvida se existe mesmo a ressurreição dos mortos atente para o que diz a palavra de Deus a respeito desse impressionante assunto. Muitas pessoas também duvidam deste fato.

No entanto, é bem simples de ser constatada a realidade da ressurreição dos mortos. Basta observar a nossa própria vida e a vida de milhões de pessoas pelo mundo afora. Eu te pergunto:

Você se lembra de como era a sua vida quando você ainda não conhecia O Senhor Jesus  Cristo?
Lembra das coisas que você fazia?
Você tinha paz?
Tinha alegria?
Você era feliz?
Você tinha segurança?
Você tinha a certeza da presença de Deus na sua vida?
Hoje, Tudo isso mudou?
Você por acaso sabe por que a sua vida mudou?

Aí é que esta a beleza do nosso Deus maravilhoso. A sua vida e a minha vida só mudaram porque Deus Pai na sua infinita misericórdia nos encaminhou até o Senhor da Vida, O Nosso Senhor Jesus Cristo.

Logo que nós aceitamos o Senhor Jesus nas nossas vidas a nossa miserável existência sofreu uma tremenda transformação que foi causada exatamente pelo maravilhoso Espírito Santo de Deus. É o Deus uno e trino que veio pessoalmente habitar dentro de nós, e foi Ele, O Cristo ressuscitado que operou em nós todos as transformações os benefícios que hoje desfrutamos. Glórias a Deus!

Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais tará sede. Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.  – João 6:35 a 40

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e prendeu vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; só ele tem visto o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. – João 6:44 a 48


A ressurreição dos mortos

Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?
Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados.
Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.
Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.  – 1 Coríntios 15: 12 a 28

Isso quer dizer que, se hoje nós já não andamos nos caminhos do mal e procuramos não pecar como antes, isso é mérito nosso? Isso aconteceu porque nós fomos inteligentes, espertos e fortes?

Claro que não!

Isso só aconteceu pela maravilhosa Graça de Deus e por meio do Espírito Santo de Deus que há na vida do Senhor Jesus Cristo, o mesmo Cristo gloriosamente vivo e ressuscitado que operou na nossa vida todas as maravilhas e prodígios que hoje observamos, também opera da mesma forma na vida de milhares e milhares de pessoas mundo afora.

Afinal de contas quem você acha que transformou a sua vida e a minha vida? Ora! Se foi o Senhor Jesus Cristo quem transformou as nossas vidas, isso quer dizer que Ele é vivo, pois só pode realizar alguma coisa quem está vivo. Lembra? Os mortos dormem e não tem obra nenhuma. Bem! Se o Senhor Jesus está vivo, onde Ele está?

Deus é um espírito!

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. – João 4:23 a 24

O nosso Deus é, e sempre será do tamanho da nossa fé:

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. – João 20:29

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.
16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
 1 Tessalonicenses 4:13 a 18

É isso! Os nossos amados e amadas dormem tranquilamente no seio de Deus Pai e um dia nós haveremos de os encontrar novamente quando da primeira ressurreição dos mortos. Espere em Deus. Confie em Deus e persevere na caminhada com Ele, pois quando esse grande dia chegar os nossos corações serão novamente inundados com a presença e com o amor dos nossos amados.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. – João 14:2

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o èmega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. – Apocalipse 21: 4 a 7

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. – João 14:27

Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.