Mensagem para encontro de jovens 

Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. – 1 Crônicas 29:11 a 12

Ao lermos esse impressionante texto claramente podemos perceber que não se trata de uma simples oração, e sim uma linda e emocionante declaração de amor ao nosso Deus Altíssimo.

O que mais impressiona nessas palavras é que esse extraordinário texto foi escrito e declamado por um homem já no final da vida. Um homem que já era idoso e que estava, por causa da idade, deixando o seu trabalho.

Inicialmente, por causa da enorme gratidão da pessoa, a impressão que dá é que essa pessoa que escreveu essas lindas palavras deve ter levado uma vida calma, tranqüila, uma vida sem muitos tropeços, provações ou problemas.

Hoje em dia, geralmente, nós podemos observar que uma pessoa só se desmancha assim diante de Deus quando tudo vai bem na vida. Quando ela está prosperando, quando ela tem saúde, quando a família está unida e feliz, quando o casamento está legal. Enfim são louvores sobre louvores e adoração de tudo que é jeito e em todos os lugares. Isso quando tudo está às mil maravilhas. Nesse cenário é comum a gente ouvir:

Deus eu te amo!
Senhor Jesus Cristo eu te adoro!
Glórias a Deus!
Aleluia! Aleluia! Glória a Deus! Louvado seja o Senhor dos exércitos!
Deus é fiel!

Agora… Quando o negócio não vai bem, quando a saúde dá uma engasgada, quando acontece algum problema nos nossos relacionamentos, quando acontece algum problema no nosso trabalho, quando a nossa casa ou algum dos nossos familiares apresentam qualquer dificuldade ou quando passamos por dores, sofrimentos e angústias aí a coisa muda de figura. Aí passamos a ouvir:

Oh! Meu Deus! Onde está ó Senhor?
Meu Deus porque o Senhor deixou isso acontecer comigo? Por quê?
O meu Deus me abandonou!
Meu Deus! O que eu fiz para o Senhor para que eu viesse a merecer isso?
Meu Deus! Eu confio no Senhor, mas se o Senhor não fizer isso ou aquilo na minha vida o Senhor não é um Deus verdadeiro.

É isso! Quando os homens e as mulheres têm dores, problemas, angústias, sofrimentos e passam por grandes provações não é raro encontramos alguém que venha a ficar extremante enfraquecido na fé, frustrado, decepcionado e profundamente desanimado. 
Infelizmente, alguns chegam até a abandonar, não só a fé, como também o relacionamento com o nosso Deus de amor.

Não foi isso que aconteceu com o a pessoa que escreveu a linda carta de amor que acabamos de ler no começo deste artigo. Essa pessoa, assim como nós, era um ser humano como eu e você. Ela também esteve sujeita a passar pelas mesmas coisas que nós também estamos sujeitos a passar nesse mundo dominado pelo pecado e pelo inimigo de Deus:

Ela foi esquecida;
Ela foi desacreditada;
Ela passou por necessidades;
Ela foi traída;
Ela cobiçou;
Ela sofreu ingratidão;
Ela cometeu adultério;
Ela traiu;
Ela participou de um assassinato;
Ela foi perseguida pelos seus familiares;
Ela foi perseguida no seu trabalho;
Ela sofreu atentados;
Ela passou por problemas familiares gravíssimos;
Ela perdeu um filho;
Ela teve problemas e mais problemas no seu trabalho…

Enfim foi uma pessoa verdadeiramente humana e que assim como nós, cometeu os seus erros e teve que passar e vencer dores, sofrimentos, angústias, dificuldades, e muitas adversidades.

Não podemos deixar de comentar que apesar dessa pessoa ter passado por muitos e graves problemas ela prosperava em tudo o que fazia. Veja bem. O fato dela ter prosperidade e sucesso na vida, não a excluiu da condição de ser um ser humano, e nem de sofrer dores, passar pelos sofrimentos e angústias que todos nós temos que passar por vivermos num mundo dominado pelo pecado e pelo diabo.

Mas alguém pode falar:

Essa pessoa aprendeu a ser sábia por causa dos muitos anos de vida e por tudo que ela aprendeu vencendo os obstáculos e problemas que foram colocados no seu caminho.

Sim. Em partes isso é verdade, mas não é toda a verdade.

A pessoa da qual estamos falando é do abençoado Rei Davi.

Vamos ver agora que o rei Davi foi um homem segundo o coração de Deus por que ele sempre teve um coração puro, fiel e muito confiante na força e no poder do seu Deus. Vamos ver também que o rei David não demonstrou tamanho amor a Deus somente depois de ter conquistado poder, de ser um grande conquistador, de ter ficado rico, de ser rei… Nada disso. Certa vez, quando ainda muito jovem, antes mesmo de ser conhecido ou de ser ungido rei, o menino Davi disse:

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,
eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.
O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. – Samuel 17:34 a 37

Vamos fazer algumas perguntas e analisar o que acabamos de ler:

O jovem David tinha fé e confiava em quem?
O jovem David fugia dos problemas?
O jovem David tinha medo dos problemas?
O que o jovem David ganhou confiando no Senhor?

Como todos nós já conhecemos o desfecho da história, façamos uma última pergunta:

Quem é que deu a vitória ao jovem Davi?

Podemos perceber porque que o grande Rei David foi um garoto, um jovem, um adulto e um idoso segundo o coração de Deus.

Porque ele verdadeiramente amava o seu Deus independentemente dele estar bem ou mal, dele ter ou não ter bens, dele ter ou não ter poder, dele ter ou não ter paz familiar… Ele amava a Deus porque Deus é Deus. Ele amava a Deus porque o nosso Deus Altíssimo é o ser supremo, é o excelso criador de tudo, de todos e de todo o universo.


Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.