Como fugir do pecado

Para que possamos nos precaver do pecado é importante observar como o inimigo, o pai do pecado, atenta contra a nossa vida e, principalmente, contra a nossa comunhão com Deus Pai.

1 – Coração vazio de Deus e de Obras

Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalem. Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; 2 Samuel 11:1 e 2

O Rei David naquela tarde estava meio ocioso, ele estava dormindo e ao acordar ele foi passear no terraço, isso enquanto os seus soldados estavam numa batalha. A primeira coisa a fazer é manter o seu coração puro e cheio do Espírito Santo, isso só é possível enchendo-se da companhia de Deus por meio da sua maravilhosa Palavra. Portanto, tenha sempre o seu coração aberto e voltado para a leitura diária das escrituras.

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. – Provérbios 4:23

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. – Tiago 1:27

2 – O olhar, o Ouvir, o Sentir

(…) viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 2 Samuel 11

“Eu porém, vos digo que todo aquele que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela” – Mateus 5:28

Eva viu que a fruta era boa…
Davi olhou para Bate-Seba…
A mulher de Ló olhou para trás…

Muitos pecados começam com um olhar! Não demore o seu olhar em nada que for errado:

“Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará” Provérbios 23:31-32

Afaste o seu olhar de tudo aquilo que é mau. O Rei Davi ficou olhando… Olhando… Até que fez a coisa errada! E olha que Ele era um homem ungido e segundo o coração de Deus. Por acaso você é mais forte e abençoado do que ele?

Não entres na vereda dos ímpios, e nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” – Provérbios 4:14-15

3 – A cobiça, o desejo  

Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. – Gênesis 3:5

Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.Tiago 4:1 a 8

4 – O consentimento

Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento… Gênesis 3:6

5 – A ação

(…) tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6

(…) e ele se deitou com ela; – 2 Samuel 11:1 e 2

Para fugir do pecado o importante é fugir de todas as etapas. Vamos aprender com José do Egito: E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,  José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pós sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.

E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante. E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pós os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.

Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.  E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora, Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz; E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.

Gênesis 39:1 a 15


Veja bem:

José estava com o Senhor, O senhor estava com José; (o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,) 
José estava trabalhando; (e servia-o) 
José não olhou a mulher do próximo; 
José não cobiçou a mulher do próximo;( Porém ele recusou) 
José Resistiu a tentação e, por amor a Deus,  não pecou contra os mandamentos de Deus; (como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?) 
José resitiu bravamente no Senhor e não deu ouvidos aos insistentes apelos do inimigo (como, pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? )
José resistiu,  fugiu e venceu a tentação do inimigo (ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora).

José depois disso acabou sendo caluniado e perseguido, mas ele não pecou e Deus o exaltou de maneira maravilhosa. Essa é a recompensa de todos que, com fé e perseverança, resitem aos ataques do maligno.

Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.