Como devemos amar a Deus?
Vamos observar o grande exemplo de José do Egito.
José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles. – Genesis 37:2
Desde muito novo José andava nos retos caminhos do nosso Amado Deus Pai, e diferentemente dos seus irmãos, ele não tinha parte com nada que desagradasse ao se Pai. Ele não tinha parte com o mal.
3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente. – Genesis 37:3 a 4
Os seus irmãos, os mesmos que viviam desagradando ao seu Pai ficaram com inveja de José por que o Pai, vendo que ele era reto e verdadeiro, o amava mais que aos outros. José recebia do Pai mais carinho e Ele o beneficiava mais. Por causa disso os irmãos de José começaram a odiar ele.
Por causa da inveja que os irmãos sentiam eles já não conseguiam conviver em paz com Jose. Eles o tratavam asperamente. Eles o tratavam com grosserias. É assim que os invejosos agem com os filhos de Deus.
José teve os seus sonhos. Mesmo não sendo compreendido por seus irmãos e nem pelo seu pai José não abriu mão e nem desistiu dos sonhos dele. Por causa dos sonhos e regalias que José recebia do Pai os seus irmãos que já não gostavam dele resolveram destruí-lo.
José mesmo tendo os seus sonhos despedaçados, mesmo sendo jogado na cova e depois tendo sido levado para o cativeiro na distante terra do Egito jamais murmurou ou abandonou a fé no seu Deus. Ele levantou a cabeça e pensou: vou fazer o meu melhor. Se eu agir assim O meu Deus vai continuar a me honrar e a me abençoar.
2 Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.
3 E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia.
4 Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.
6 Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante. – Genesis 38:2 a 8
José, mesmo na cativeiro e na adversidade prosperou. José só prosperou porque ele estava com Deus. Deus prosperou José por que ele estava com Ele.
O nosso Deus Poderoso não só prosperou abundantemente a José como abençoou também quem o tratava bem e tudo aquilo que ele fazia ou tocava. Deus abençoou todos os empreendimentos e atividades de José.
Como José era fiel e obediente no pouco, Deus Pai, dia após dia lhe confiava cada vez mais.
Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? – Genesis 39:9
Quando a mulher de Potifar veio tentar seduzi José para que ele se deitasse com ela. José cheio da Sabedoria e do Temor de Deus, pois andava com Deus, ele conseguiu livra-se da armadilha que o demônio tinha armado para afastar ele do convívio de Deus dizendo estas Maravilhosas palavras que nós deveríamos gravar eternamente em nossos corações e espíritos:
Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? – Genesis 39:9
Senhor! que a exemplo do seu grande servo José do Egito coloque em nossos coração uma dose dobrada desse Grande e belíssimo Temor ao seu Santo nome. Isso é maravilhosos Demais! Isso é poderosos demais!
Amém! E graças a Deus!
17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar;
18 mas, levantando eu a voz e gritando, ele deixou comigo a capa e fugiu para fora.
19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere. – Genesis 39:17 a 20
Mesmo sendo fiel a Deus Pai e ao seu patrão José foi novamente injustiçado e de novo foi encarcerado numa prisão. Pela segunda vez José viu os seu sonhos e projetos serem jogados num buraco. Mesmo assim ele jamais murmurou. Mais uma vez José levantou a cabeça e seguiu em frente fazendo daquele momento de adversidade mais uma oportunidade para glorificar a Deus com a sua fé e com o seu testemunho de vida.
Com alegria e com um espírito renovado José levantou não se deixou abater e seguiu em frente.
21 O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro,
22 o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali.
23 E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.
Genesis 39:21 a 23
Na prisão José não murmurou e nem abandonou o Deus todo Poderoso, O Pai novamente o consolou e o restaurou diante daquele momento de grande adversidade.
Mesmo na prisão e na adversidade José não negou os Dons que Deus lhe avia entregado e na medida do possível assistia a todos os necessitados.
Durante algum tempo José esperou ardentemente sair logo daquela prisão, mas a sua liberdade não vinha. José não se desesperou e perseverou na confiança, na fé e na esperança de que brevemente o Senhor o tiraria dali. O tempo foi passando e nada acontecia. Mas José seguiu adiante pensando positivamente e esperando no Senhor.
14 Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra. Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó.
15 Disse Faraó a José: Eu tive um sonho e não há quem o interprete. Mas de ti ouvi dizer que, ouvindo contar um sonho, podes interpretá-lo.
16 Respondeu José a Faraó: Isso não está em mim, mas Deus é que dará uma resposta de paz a Faraó. – Genesis 41:14 a 15
Como José esperou com fé e confiança no senhor o Nosso Deus lhe fez justiça e ele foi liberto das cadeias do demônio. Já em liberdade José foi solicitado a usar os dons que Deus lhe dera e ele não se negou.
39 Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.
41 Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito.
42 E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.
43 Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito.
44 Ainda disse Faraó a José: Eu sou Faraó; sem ti, pois, ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito.
45 Faraó chamou a José Zafnate-Paneã, e deu-lhe por mulher Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois saiu José por toda a terra do Egito.
46 Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. – Genesis 41: 39 a 46
Com a Força de Deus, do Filho e do Espírito Santo José desempenhou com fidelidade e Temor ao Senhor o seu ministério. Por causa disso Deus o exaltou grandemente lhe entregando coisas muito maiores para que ele administrasse para a honra e para glória de Deus Pai Todo Poderoso.
Um forte abraço e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.