Maldito o homem que confia no homem
5 Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
6 Pois é como o junípero no deserto, e não verá vir bem algum; antes morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada e inabitada.
7 Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.
8 Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
10 Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
11 Como a perdiz que ajunta pintainhos que não são do seu ninho, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim se mostrará insensato. – Jeremias 17:5 a 11
Maldito é o homem que confia em si mesmo, na sua própria carne e, que coloca as suas esperanças nos fortes e poderosos deste mundo. É como uma árvore sem frutos, nele e nos empreendimentos dele não se vê futuro e nem prosperidade.
Feliz é o homem que confia no Poder e na Força do Deus todo Poderoso. E cuja esperança são os desígnios do Senhor Deus para a vida dele. O homem que assim procede é uma árvore abençoada, mesmo na seca, na crise, ele dará excelentes frutos. Ele vencerá porque ele é alimentado pelo próprio Deus. Esse homem não temerá nada e nem ninguém só ao Deus Altíssimo.
Não confie nos seus próprios pensamentos e nem nas emoções do seu coração. Confiei somente nas Palavras que saem da boca de Deus.
O fiel deve viver pela fé. O nosso Deus sonda todos os nossos corações e Ele fica muito feliz e admirado quando Ele encontra um filho ou uma filha que anda dia após dia pela fé e confiando nEle somente. Com justiça O Senhor Jesus Cristo haverá de recompensar todos aqueles que o aceitarem como o seu único e suficiente Deus Todo poderoso.
Amém e Glórias a Deus!