Quem se exaltar será humilhado
9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.
11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. – Lucas 18:9 a 14
Obrigado Senhor Jesus Cristo porque a sua Palavra nos abriu os olhos. Obrigado Senhor Jesus porque nós éramos cegos e agora vemos.
O mundo sempre nos ensinou que deveríamos ser fortes, melhores preparados, competitivos, vencedores, campeões, sarados, malhados, lindos e maravilhosos. A palavra de Deus nos ensina algo completamente diferente de tudo isso.
A Palavra de Deus nos diz que não devemos confiar em nós mesmos. Em outra passagem a Palavra diz que o coração do homem e enganoso e dado a corrupção.
Quando o homem se exalta, se glorifica ele já não precisa mais da exaltação, da glória e nem da Graça de Deus porque ele se considera um ser auto-suficiente, O homem que procede dessa forma acaba não levando em consideração e respeito a misericórdia e nem a maravilhosa Graça de Deus para com os seus filhos.
Ora! Se o homem pudesse glorificar-se ou justificar-se a si mesmo perante Deus Pai Ele não precisaria ter mandado os seus profetas e depois o seu próprio filho amado, o Senhor Jesus Cristo, para que Ele se fizesse um sacrifício vivo pelos nossos muitos pecados. Desta forma quem se exaltar estará desprezando o impressionante sacrifício de Amor Libertador que o Senhor Jesus Cristo fez por nós.
Deus nos pede que não confiemos nos nossos pensamentos e filosofias porque não sabemos pedir e nem sabemos usar as bênçãos que Ele coloca nas nossas vidas. Deus espera que nós sempre nos aproximemos dEle com humildade, simplicidade, confiança extrema e sinceridade de coração.
Vamos nos aproximar do Senhor da Glória com o devido respeito e majestade que lhes são de direito. Dia após dia vamos falar do fundo dos nossos corações louvores, aleluias e glórias ao autor das nossas vidas, O Senhor Jesus.
Amém e Graças a Deus.