Como ter uma vida longa e feliz

Na mensagem de hoje vamos entrar em contato com uma palavra de Deus que tem o poder para trazer para a nossa existência muito mais qualidade de vida e, conseqüentemente, a tão desejada longevidade.  

Essa palavra de Deus, assim como toda escritura sagrada, é o poder de Deus em ação nas nossas vidas para dar a todos aqueles que têm fé e que confiam no Senhor um espírito e uma história muito diferenciada.

Vamos observar essa palavra.

Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá. – Números 14:24

A palavra de Deus está nos dizendo que Calebe tinha um espírito diferente, tinha uma fé diferente, e que ele perseverava nesse caminho.

E o qual era esse espírito diferente que Calebe apresentava?

Vamos ver pelas próprias palavras de Calebe qual era esse espírito.

7 Eu tinha quarenta anos quan­do Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barneia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, 8 mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus. 9 Por isso naquele dia Moisés me jurou: 'Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus'. 10 "Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! 11 Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. –  Josué 14:7-11

Calebe era fiel a Deus;
Calebe confiava em Deus;
Calebe não olhava as dificuldades;
Calebe não tinha medo do desconhecido;
Calebe não atentava para a aparente vantagem do adversário;
Calebe somente se apoiava na força e no Poder do Grande Deus de Israel;

Quantos de nós fazemos isso hoje? O mais comum é observarmos e praticarmos justamente o contrário disso. Por causa desse tipo de  procedimento da nossa parte, desde a época de Calebe, o Senhor já tinha aquele modo de pensar e agir de Calebe como algo diferente. Com  certeza é um procedimento que agrada muito ao nosso Deus

Diante dos fatos já podemos profetizar para as nossas vidas que, se nós nos empenharmos em adquirir esse mesmo espírito diferente que Calebe tinha, se agirmos com a mesma fé e confiança que Calebe agiu, certamente nós também haveremos de receber do nosso Deus o mesmo que Calebe recebeu.

O quê Calebe recebeu?

Calebe recebeu a graça de ver os sonhos dele realizados e, o melhor, ele viu isso com muita saúde. Segundo as próprias palavras de Calebe, ele, apesar de ter oitenta e cinco anos de idade ainda apresentava a mesma força, resistência, vigor e energia que ele tinha aos quarenta anos de idade. Isso é espantoso!

Dá para imaginar um homem de oitenta e cinco anos de idade pulando e correndo feito um homem de quarenta?

O fato é que as coisas de Deus são assim mesmo. Impressionantes! Por isso, se quisermos receber a mesma recompensa que Calebe recebeu nós também temos que, pensarmos e agirmos com o mesmo espírito diferente que ele agiu. E tem mais, devemos também perseverar na caminhada com o nosso Deus assim como ele também perseverou.

E como usar essa palavra de longevidade nas nossas vidas?

À medida que o tempo vai passando o inimigo insiste em querer colocar nas nossas mentes, pensamentos, corações, corpos e vidas todo tipo de distúrbios, limitações, doenças e enfermidades.

Antes que alguém fale alguma coisa eu já me manifestarei: é claro que um dia todos nós morreremos, mas enquanto essa hora não chega vamos aproveitar o que a vida tem de melhor. E para aproveitar o que a vida tem de mais excelente nós temos que ter saúde. E muita saúde! Sem saúde não há vida plena. Amém!

Continuando…

Como o nosso inimigo jamais para de nos atacar nós também não podemos dormir no ponto. Sempre que o maligno vier com qualquer tipo de sugestão de fraqueza, de limitação, de falta de energia, de desânimo, de sedentarismo, de depressão ou de doenças nós, imediatamente devemos nos lembrar dessa palavra de longevidade que o nosso deus nos deixou.

Vou dar um exemplo:

O inimigo sugere que a sua perna está ficando cada dia mais fraca. Que está ficando cada dia mais difícil para caminhar e que daqui para frente à coisa só vai piorar. O que você faz?

Você aceita isso e acha que esse tipo de coisa é natural? Você sai de casa e vai à loja comprar uma bengala?

Não! Não é isso que nós homens e mulheres de fé devemos fazer. Devemos sim, primeiramente ter o mesmo espírito que Calebe teve. Devemos fazer como Calebe fez. Vamos relembrar?

Calebe foi fiel a Deus;
Calebe confiou na palavra de Deus;
Calebe não olhou as dificuldades, Calebe não deu atenção às sugestões do maligno. Calebe não ficou prostrado diante da aparente vantagem do adversário. Calebe somente se apoiou na força e no Poder do Deus de Israel e ele perseverou até o fim.  Amém!

É isso que devemos fazer. Devemos ter o mesmo espírito diferenciado que o Calebe teve. Sempre que o inimigo vier nos atacar, imediatamente, devemos nos apegar na força e no Poder dessa impressionante palavra de Deus para a nossa saúde física, mental e espiritual.

A promessa de longevidade apresentada na palavra de Deus foi feita a Calebe. Entretanto, pela fé, se agirmos como o mesmo espírito que ele agiu, ela também será uma realidade nas nossas vidas.

Um forte abraço e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.