Veja aqui: Um grande segredo para o seu sucesso

Cuide bem da sua figueira e você terá figos para comer; trate bem o seu patrão e você será recompensado. – Provérbios 27:18

Cuide primeiro do seu relacionamento com Deus, e Ele lhe honrará. A Palavra de Deus nos ensina: Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração. – Salmos 37:4

Essa deve ser sempre a nossa primeira ocupação. Cuidar muito bem do nosso relacionamento com Deus, e depois cuidar das coisas do cotidiano. Muito bem. A palavra de Deus para hoje é muito especial. Essa Palavra que está em provérbios 27:18, embora muito pequena, ela guarda com ela uma grande sabedoria.

Ela nos ensina que, devemos cuidar muito bem do que nós temos no presente para que possamos receber amanhã a recompensa pelo nosso trabalho.

Como colocar em prática essa palavra? Agindo. Trate muito bem o seu superior. Seja ele lá quem for. 

– Mas o meu chefe é muito chato? Trate bem assim mesmo. Não por falsidade, mas faça isso porque o Senhor está sugerindo que você faça isso. Honre o seu chefe que um dia ele também vai honrar você. Não se trata de falsidade ou bajulação, embora o mundo ache isso, não é isso. Tem a ver com benção de Deus.

O Senhor não está recomendando que você faça bajulação. Ele está te mostrando um caminho para a vitória. Um caminho para o sucesso. Alguém pode dizer: – mas isso é muito difícil de fazer? O que vão pensar de mim?

Realmente não é fácil. Nunca é simples deixamos de lado o nosso jeito, a nossa personalidade para cuidarmos do outro. Ainda mais quando achamos que o outro não merece esse tipo de tratamento.

Na verdade o nosso Deus está nos convidado para amarmos os nossos superiores. Não somente por interesse, mas com sinceridade de coração. Se alguém se dispuser a amar outra pessoa somente por conta de alguma recompensa isso não vai dar certo.

Outro ponto que devemos levar em consideração é que os nossos superiores só ocupam o cargo que eles ocupam porque foi o Senhor quem os colocou ali. Agora vamos observar a semelhança que existe entre a Palavra que está em Provérbios 27:18, e a Palavra que está em Efésios 6:2 a 3:

Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” Efésios 6:2 a 3

A Palavra de provérbios 27:18 está nos dizendo praticamente a mesma coisa: trate bem o seu superior que tudo dará certo para você.

– É! Mas seu eu fizer isso vão me chamar de bajulador (a). 

É verdade! Eles vão falar sim. Mas observe essa outra Palavra de Deus:

Quanto a vós outros, escravos, obedecei a vossos senhores terrenos com todo o respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração, a vontade de Deus, servindo de boa vontade como se servissem ao Senhor e não aos homens. Efésios 6:5 a 7  

Viu como é o Senhor quem está nos dando essa direção. Ele está nos dizendo: Você quer ser feliz na sua vida? No seu emprego? Na sua empresa? Na sua atividade?

Então ame e respeite o seu pai, mãe, chefe, chefa, patrão, patroa, superior, superiora ou o seu cliente. Isso mesmo! O seu cliente ou a sua cliente. O cliente é o chefe do comércio, do serviço, da indústria e do empresário. É ele quem manda na fábrica.

Se o cliente não compra a fábrica não produz. Se a fábrica não produz não tem empresário. Em outras palavras: trate bem o seu cliente, e você terá sempre clientes para vender. 

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva