A Minha fé está fraca

Falou Nabucodonosor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Os três homens lançados na fornalha

Então Nabucodonosor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente.

Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente. Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego. 

E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspacto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.  Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

E os sátrapas, os prefeitos, os governadores, e os conselheiros do rei, estando reunidos, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos destes homens, nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem sofreram mudança os seus mantos, nem sobre eles tinha passado o cheiro de fogo.

Falou Nabucodonosor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deus.

Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira. Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego na província de Babilonia. – Daniel 3:

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. – Daniel 3:16 a 18

E quando a coisa esquentar para o nosso lado, o que faremos? Pois:

Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13: 16 a 17

Como o próprio Jesus nos disse: sereis atribulados, perturbados e perseguidos. Quando a coisa esquentar pro nosso lado o que faremos? Pois na teoria tudo é muito fácil e muito bom, mas o que importa mesmo é a pratica.

É excelente ir á igreja participar com amor e fé dos cultos e reuniões. Cantar, Louvar e compartilhar a vida com os irmãos, mas tem gente que pensa que os cristãos são pessoas blindadas e que, por aceitarem Jesus em seus corações, elas não estão mais sujeitas a sofrerem nenhum tipo de mal ou dificuldade.

Não foi isso que Jesus nos disse:

No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. – João 16:33


Será que, quando provados e tributados agiremos como os três rapazes de Daniel 3 ou faremos como o povo que Moisés conduzia pelo deserto que, na dificuldade, não teve a menor cerimônia para murmurar contra Moisés e a duvidar da presença e do poder de Deus com eles.

Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. Números 13:31

Então toda a congregação levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito, ou tivéssemos morrido neste deserto! Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um por chefe o voltemos para o Egito. – Números 14:1 a 4

Que Deus pai nos conceda o Dom da fidelidade para que nos momentos de dificuldade e de provação nós possamos dizer: Aba Pai! (papai!) ou então Jesus Salva-me! E assim nos tornarmos como Sadraque, Mesaque e Abednego que de uma forma linda e sobrenatural demonstraram, a meu ver, uma fé maravilhosa e disseram uma das palavras mais lindas sobre o amor e a confiança no Deus Pai Todo Poderoso:    

Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:17

É como se nos dias de hoje nós disséssemos ao nosso Deus Pai Todo Poderoso que nós o reconhecemos como um Deus presente, forte e fiel para nos livrar de qualquer situação ou problema, isso por mais complicada e impossível que ela possa parecer.

No entanto, se Ele, por alguma razão, resolver não fazer da maneira que desejamos Amém! Que seja feito conforme a vontade dEle, Por que os pensamentos do Deus Altíssimo são tão altos quanto Ele e são muito diferentes dos nossos.

Deus sabe o que é o melhor para cada um de nós. Ele nos diz:

Meus filhos, não importa o que aconteça, não se preocupem! Eu estarei  eternamente ao vosso lado, pois Sou o único e verdadeiro Deus.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. – João 14:27

eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. – Mateus 28:20

Isso é maravilhoso demais!

Deus Pai Todo Poderoso dai-nos essa fé inabalável! Amém!