Deus e agora
A nossa vida é cheia de altos e baixos. Quando a gente menos espera, nós podemos nos deparar com algum tipo de situação muito complicada, onde nos sentimos perdidos e completamente sem direção. É nesse momento que, em busca de uma solução para o problema, olhamos para o céu e perguntamos: Deus, e agora? O que fazer?
No Salmo 121: 1 e 2: nós podemos encontrar uma pergunta muito parecida com essa, e também encontramos a respectiva resposta. Lá está escrito: Olho para os montes e pergunto: De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR Deus, que fez o céu e a terra. Quando estamos com dúvidas, problemas ou passando por algum tipo de situação muito complicada, e nos vemos sem saída ou não sabemos ao certo o que fazer, nesses casos, a atitude mais correta que podemos tomar, é consultar o nosso Amado Deus, e pedir para que Ele nos ajude a encontrar uma solução para as nossas necessidades.
Vamos observar no texto a seguir, como funciona essa sábia e maravilhosa dependência do nosso Deus. Vamos ler agora um relato bíblico onde o rei Davi faz diversas consultas ao nosso Amado Deus. Davi foi falar com Deus para saber do Senhor o que ele, Davi, deveria fazer. O futuro rei também consultou o Poderoso Deus de Israel para tirar dúvidas e para saber a verdadeira intenção dos corações humanos. Vamos ler essa passagem que está no primeiro livro de Samuel capitulo 23: 1 a 14. Vamos ler:
Quando disseram a Davi que os filisteus estavam atacando a cidade de Queila e saqueando as eiras, ele perguntou ao Senhor: "Devo atacar esses filisteus? " O Senhor lhe respondeu: "Vá, ataque os filisteus e liberte Queila". Os soldados de Davi, porém, lhe disseram: "Aqui em Judá estamos com medo. Quanto mais, então, se formos a Queila lutar contra as tropas dos filisteus! " Davi consultou o Senhor novamente. "Levante-se", disse o Senhor, "vá à cidade de Queila, pois estou entregando os filisteus em suas mãos". Então Davi e seus homens foram a Queila, combateram os filisteus e se apoderaram de seus rebanhos, impondo-lhes grande derrota e libertando o povo de Queila.
Ora, Abiatar, filho de Aimeleque, tinha levado o colete sacerdotal, quando fugiu para se juntar a Davi, em Queila. Foi dito a Saul que Davi tinha ido a Queila, e ele disse: "Deus o entregou nas minhas mãos, pois Davi se aprisionou ao entrar numa cidade com portas e trancas". E Saul convocou todo o seu exército para a batalha, para irem a Queila e cercarem Davi e os homens que o seguiam. Quando Davi soube que Saul tramava atacá-lo, disse a Abiatar: "Traga o colete sacerdotal". Então orou: "Ó Senhor, Deus de Israel, este teu servo ouviu claramente que Saul planeja vir a Queila e destruir a cidade por causa dele. Será que os cidadãos de Queila me entregarão a ele? Saul virá de fato, conforme teu servo ouviu? Ó Senhor, Deus de Israel, responde". E o Senhor disse: "Ele virá". E Davi, novamente, perguntou: "Será que os cidadãos de Queila entregarão a mim e a meus soldados a Saul? " E o Senhor respondeu: "Entregarão". Então Davi e seus soldados, que eram cerca de seiscentos, partiram de Queila, e ficaram andando sem direção definida. Quando informaram a Saul que Davi tinha fugido de Queila, ele interrompeu a marcha. Davi permaneceu nas fortalezas do deserto e nas colinas do deserto de Zife. Dia após dia, Saul o procurava, mas Deus não entregou Davi em suas mãos.
Quando temos que tomar alguma decisão, seja ela muito importante ou não, a atitude mais sábia que podemos tomar é, em o nome Glorioso do Senhor Jesus, nos colocarmos em oração, e consultar o nosso Querido Deus, e pedir a ajuda dEle. Essa é a atitude mais sábia porque, vamos receber a orientação diretamente do nosso Amado Deus, que é o Senhor de todo conhecimento e sabedoria.
No Livro do profeta Isaías 40:14, o Espirito Santo de Deus nos revelou parte da Soberania e da Grandiosidade do nosso Eterno Senhor. Vamos ler: A quem o Senhor consultou que pudesse esclarecê-lo, e que lhe ensinasse a julgar com justiça? Quem lhe ensinou o conhecimento ou lhe apontou o caminho da sabedoria? É por isso que devemos sempre consultar o nosso Glorioso Deus. Quando pedimos respostas e direção para o Altíssimo, de uma forma ou de outra, Ele nos responde, nos orienta e, certamente, faz com que todo o universo coopere para o nosso sucesso e vida abundante.
Está escrito em Provérbios 16: 3: Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Quando consultamos e entregamos tudo nas mãos do nosso Amado Deus, Ele poderosamente toma conta de toda situação, se coloca a nossa frente, luta por nós, abre todos os nossos caminhos, nos orienta, nos dá forças, nos protege, nos livra das armadilhas e nos mostra o verdadeiro caminho para nossa vitória e felicidade.
Um forte abraço para você, e fique na paz e na sabedoria do nosso Deus Altíssimo.
Veja também: Oração para saber o que fazer
Edilson Rodrigues Silva