Como passar pelo sofrimento

Como passar pelo sofrimento

2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. 

12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. – Tiago 1:2 a 4 e 12 a 15

O Espírito Santo de Deus, por intermédio do Apóstolo Paulo nos orienta para que observemos a dor, o sofrimento e as provações em geral com outro olhar. Ele nos ensina a olharmos com os olhos da fé e do desenvolvimento do nosso relacionamento com Deus Pai.

Para os homens do mundo tal coisa é muito difícil de aceitar. Para eles isso é loucura total. Os nossos sofrimentos e provações são semelhantes ao processo de purificação do ouro. Primeiramente o metal precisa passar pelo fogo para queimar as impurezas mais grosseiras. Para um refinamento maior é necessário passar por temperaturas muito mais elevadas de modo que ocorra por meio da fusão dos metais a separação entre o metal mais nobre e os demais. Somente no final do processo o valioso ouro estará completamente purificado.

As provações e sofrimentos assumem nas nossas vidas o mesmo papel da temperatura para o ouro. Daí vem a nossa firme esperança no futuro. Assim como o nobre metal. Ao final do processo ele será mais puro e mais valioso e servirá para as obras mais dignas e louváveis. Essa também deve ser a nossa fé e perseverança.

Quando estivermos sofrendo por causa de algum problema ou tribulação devemos ter em nossos corações a certeza de que seremos, no devido tempo,  consolados e recompensados por causa da nossa crescente e valorosa fé no nosso Senhor Jesus Cristo. Somente Creia! Ele jamais nos abandona.

Nenhum homem está livre de passar por problemas, tribulações, dores ou  sofrimentos. No entanto, o Senhor Jesus Cristo nos consola e nos dá a sua Graça para que, desde já, possamos sentir o suave e delicioso sabor da nossa vitória que é o fruto da nossa perseverança e confiança no Senhor.

A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. – 2 Coríntios 12:9 e 10

O grande exemplo do Senhor Jesus Crucificado naquela humilhante cruz nos revela que, para homens do mundo Ele parecia carregar na sua humilde e sofrida aparência toda a derrota e fracasso do homem. Entretanto, Jesus estava na verdade, pela dor , humilhação e sofrimento, carregando a  vitória de muitos. Foi na fraqueza e no sofrimento de Jesus que ganhamos a consolação e fortaleza para suportar a dor e o sofrimento.

Quando estou fraco, então é que sou forte. – 2 Coríntios 12:10

Amém e Graças a Deus.

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: