Curso gratuito: Como mudar a sua vida usando a sua fé – Lição  2 – O que é a fé natural?

Lição  2 – O que é a fé natural?

Para os fins desse pequeno curso, vamos nos aprofundar na fé religiosa. Em minha humilde opinião, essa é a fé que, quando usada com amor, honestidade, sinceridade, inteligência e liberdade, é a única força que pode fazer o ser humano ser uma pessoa realmente melhor. Dentro da fé religiosa vamos conhecer mais sobre os dois tipos básicos de fé: A fé natural e a fé sobrenatural. Vamos começar com a fé natural

A fé natural é a fé original do homem. O ser humano já vem de fábrica com a fé natural. Essa fé é aquela que se baseia naquilo que enxergamos, na nossa sabedoria, na nossa inteligência, na nossa emoção e no nosso conhecimento de mundo. Essa fé é quem faz o homem acreditar na sua própria força e poder. É a fé natural que faz com que o ser humano acredite nas forças da natureza, em outro ser humano, em amuletos, no dinheiro, em símbolos, instituições, associações, ideias, no poder, filosofias e no conhecimento humano. É uma fé visível. É lógica. É palpável. Essa fé natural traz para as nossas vidas somente coisas comuns. Como ela é uma fé baseada na natureza humana, ela também varia conforme as estações do ano e oscila tanto quanto como o coração humano. Ela é extremamente inconstante.

 

Como funciona a fé natural? 

Para que possamos entender melhor como funciona a fé natural vamos usar a passagem bíblica que está em Lucas 5:1 a 9.

1 – Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; 2 – e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes. 3 – Entrando Ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões. 4 – Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. 5 – Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. 6 – Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. 7 – Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8 – Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9 – Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam – Lucas 5:1 a 9.


A fé natural trabalha assim: 

Primeira situação – Eu quero pescar. Onde há peixes? No lago. Como eu posso pescar esses peixes? Jogando a rede. Eu jogo a rede a primeira vez e… Que sorte! Logo na primeira vez a rede volta cheia de muitos peixes. Eu fico feliz porque a pesca foi um sucesso.

Segunda situação – Eu jogo a rede a primeira vez e não pego nenhum peixe. Eu jogo a rede de novo e também não pego nada. Logo penso: hoje eu estou com azar. Eu insisto: jogo a rede mais uma vez… Outra… E assim eu passo a noite inteira jogando a rede sem nada pegar. Quando o dia já vai amanhecendo eu faço a conclusão final: hoje não foi uma boa noite de pesca. Eu não dei sorte. Ok! Vou lavar as minhas redes, e logo mais à noite, eu volto para ver se tenho mais sorte. 

Observem que a fé natural trabalha sempre com um tipo de confiança natural. Eu quero pescar peixes. Para pescar peixes eu tenho que jogar a rede no lago. Se tudo der certo, eu tenho uma grande chance de pegar peixes porque ali, no lago, é o lugar onde os peixes estão. Portanto, eu sei que, seu eu jogar a rede ali no lago e tiver sorte, eu vou pegar peixes. Quando eu consigo pegar peixes a pesca é um sucesso. Eu fico feliz por isso. Quando eu não consigo pegar peixes a pesca foi um fracasso. Eu fico triste, frustrado e muito desanimado com isso.  Diante do fracasso da pesca, eu desisto e vou lavar as redes. A fé natural é assim, ela só trabalha em cima do que podemos ver, sentir, pensar, conhecer e mais nada. Deu certo, ficamos felizes. Deu errado, ficamos tristes.

2 – Vamos ver outro bom exemplo: Para esse nosso segundo exemplo vamos pegar a passagem bíblica que está em Marcos 5:24 e 25.

24 – E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados. 25 – Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. 26 – Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. 27 – Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, 28 – pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada. ”29 – Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. 30 – No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: — Quem foi que tocou na minha capa?31 – Os discípulos responderam: — O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?32 – Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. 33 – Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. 34 – E Jesus disse: — Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento. Marcos 5: 24 e 25


A fé natural trabalha assim: 

Situação 1 – Eu estou doente. Eu quero ficar curado. Eu vou ao médico. Eu faço tudo o que o médico me manda fazer. Eu tomo os remédios e logo fico curado. Que maravilha! Obrigado doutor. O Senhor é excelente! A minha saúde voltou ao normal. Por causa da minha cura imediata, eu fico muito feliz e intensamente radiante. 

Situação 2 – Eu estou doente. Eu quero ficar curado. Eu vou ao médico. Eu faço tudo o que o médico me manda fazer. Mesmo eu fazendo tudo conforme o que médico me mandou fazer a minha dor e sofrimento só aumenta. Diante da situação vou ficando cada dia pior. Eu continuo a procurar outros médicos. Eu pago pelos serviços dele. O tempo vai passando e nada de melhorar. Eu vou ficando completamente desesperado porque o meu dinheiro já está acabando e não encontro a cura para o meu mal. A fé natural é assim: Quando dá certo eu fico feliz. Quando dá errado eu fico triste, frustrado e, dependendo do caso, completamente sem perspectivas ou esperança de um futuro melhor. É assim que funciona fé natural.

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Como Ler e Entender a Biblia com mais Facilidade 

 

Lição 1         Lição 3

Veja também: